Campus do Instituto Federal do Paraná poderá se instalar em São Mateus do Sul

 Campus do Instituto Federal do Paraná poderá se instalar em São Mateus do Sul

Na sexta-feira (06/08), a prefeita Fernanda Sardanha recebeu juntamente com o secretário de Indústria, Comércio, Turismo, Ciência e Tecnologia, Carlos Roberto Chaves, a visita do reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR), Odacir Antônio Zanatta juntamente com o deputado Federal, Toninho Wandscheer. O encontro foi agendado após tratativas sobre a possível instalação de um Campus do IFPR em São Mateus do Sul. O reitor Zanatta, veio até o município para conhecer a cidade e visitar o Centro de Pesquisa da Unidade de Industrialização do Xisto (SIX)/Petrobras e também visitar as Empresas MicroXisto e Incepa.

Em conversa com a Cultura Sul, o reitor do IFPR, falou sobre a primeira impressão da cidade e se realmente existe a possibilidade de um campus para a cidade. “Temos aqui uma cidade com quase 50 mil habitantes, que tem uma carência de instituições de ensino, principalmente de nível superior e também de nível técnico, principalmente pública. Uma região com potencial imenso, e já agrega bastante valor hoje em torno de industrias. Hoje tem a maior produção de erva-mate sombreada de excelente qualidade também, a questão que a gente viu na própria Petrobrás, com a possibilidades de pesquisa e projeto extensão, de projetos inovação e a gente sabe que onde uma instituição de ensino principalmente federal chega, ela alavanca o desenvolvimento Regional. Então tudo isso, nos deixa animado para pensar sim em um projeto para a cidade.

Chaves e Zanatta

Nesse primeiro momento, o objetivo foi fazer uma aproximação com a entidade para pleitear a instalação de cursos de nível superior no município. Segundo o secretário Chaves, a instalação do instituto em São Mateus do Sul seria excelente, pois existe um projeto de criação de uma Incubadora Tecnológica no município para abrigar iniciativas no âmbito do agronegócio e da agroindústria, como também indústria de eletroeletrônicos e energias renováveis. “A presença do reitor aqui, é o primeiro passo. Agora, partimos para a próxima etapa, que seria um convênio entre as partes, Prefeitura de São Mateus do Sul e Instituto Federal do Paraná”, explicou o secretário.

Encerrando a agenda de sexta-feira, a prefeita Fernanda e o grupo, participaram de uma reunião na Associação Comercial do município. Na ocasião, o reitor agradeceu a presença e parabenizou a participação de diversas instituições locais. Zanatta explicou que agora será elaborado um projeto para ser levado para análise em Brasília na segunda quinzena de setembro. A prefeita Fernanda Sardanha já indicou que fará uma viagem a Brasília para defender o projeto e lutar por esta pauta tão importante para São Mateus do Sul.

Visita a Petrobrás pela comitiva

Da redação Cultura Sul com informações da Prefeitura de SAMAS.

Últimas notícias