Portais da Espanha informam a venda da Incepa de São Mateus do Sul

 Portais da Espanha informam a venda da Incepa de São Mateus do Sul

A marca que pertence à companhia Roca Brasil Cerámica foi vendida para um conglomerado mexicano, a Lamosa, segundo informação que circulam na imprensa espanhola e confirmadas com responsáveis pela corporação. Além da fábrica de São Mateus do Sul, a de Campo Largo e a Cerámicas Belcaire, na Comunidade Valenciana, fazem parte dessa operação comercial.

O negócio envolve quase um bilhão e meio de reais (R$ 1.350.000.000,00) ou cerca de 260 milhões de dólares e as marcas Incepa e Roca, com fábricas em São Mateus do Sul e Campo Largo. O grupo Roca, com isso, busca se consolidar no segmento de sanitários, em que comprou participação no Grupo Royo, especializado em móveis de banheiro e fábrica de louças sanitárias no Brasil.

Além disso, também anunciou recentemente a compra da German Sanit, especializada na produção de cisternas embutidas e sistemas de instalação de produtos sanitários na parede. Assim, saindo do setor de cerâmicas planas com a venda para o grupo Lamosa que lidera o mercado mundial setorizado. Dentro outras coisas, a empresa mexicana se fortalece no mercado europeu com a aquisição concluída.

Em São Mateus do Sul a produção mensal, em 2020, era de 110 mil metros quadrados de produtos, com acabamento final na fábrica feito desde o início do ano passado, quando houve um investimento de R$ 6 milhões e foram gerados mais 21 empregos. A capacidade máxima da unidade fica na casa de 650 mil metros quadrados por mês, numa linha de produção abastecida por energia elétrica.

“Fizemos a instalação de um novo equipamento que é uma unidade de polimento. Para produtos esmaltados polidos. É um produto que está em ascensão no mercado brasileiro e internacional”, explicou Bruno Borer, que no início de 2020 era o presidente da Roca Brasil Cerámica. O acabamento final nos produtos passou a ser feito em São Mateus do Sul desde fevereiro do ano passado.

De acordo com a informação que circulam na imprensa da Espanha, o Grupo Lamosa, com a aquisição, torna mais forte sua presença no continente americano e se expande na Europa. Também fortalece a posição e liderança do grupo. Esse acordo comercial ainda está sujeito à aprovação da assembleia geral de acionistas da Lamosa, que se realizará durante o mês de agosto.

As duas fábricas do grupo Roca no Brasil, mais a subsidiária espanhola Cerámicas Belcaire, somam um total de 23,4 milhões de metros quadrados produzidos no ano passado. A maior parte é exportada para mercados como os Estados Unidos. Ali a Lamosa tem uma filial comercial, o que fortalece, ainda mais, suas operações. Além do próprio mercado brasileiro e da Espanha.

As origens da Lamosa, segundo o portal da empresa, remontam a 1933, quando a telha foi fabricada industrialmente pela primeira vez no México. Em novembro de 2007, com a aquisição da Porcelanite, o negócio Porcelanite-Lamosa tornou-se um dos maiores produtores de revestimentos cerâmicos do mundo com uma capacidade de produção superior a 120 milhões de metros quadrados.

Durante o quarto trimestre de 2016, o Grupo Lamosa comprou a Cerámica San Lorenzo, fortalecendo sua presença na América do Sul. A aquisição permitiu aumentar em 40% a capacidade produtiva do negócio de Coatings, por meio de fábricas e centros de distribuição na Argentina, Chile, Colômbia e Peru. Isso consolidou, ainda mais, as operações em toda a América.

Com a aquisição das fábricas da Roca, o entendimento é de que engloba mais um percentual em seu conglomerado e avança para o mercado europeu, por meio da Espanha. Estrategicamente, a empresa espanhola dentro do grupo permite essa representatividade dentro do mercado da Europa e potencializa a expansão. A operação carece de aprovação de órgãos regulamentadores.

Da redação com informações da Roca, Lamosa e portais espanhóis e foto assessoria da Roca

Últimas notícias