Mês de agosto é o mês Polonês em São Mateus do Sul

 Mês de agosto é o mês Polonês em São Mateus do Sul

Agosto se destaca como o Mês Polonês no município, dedicado a festividades e homenagens a cultura polonesa. Muitos foram os legados deixados pelos imigrantes poloneses. Entre eles podemos destacar o idioma polonês, que ainda é falado nas áreas rurais do município, a religiosidade cristã católica, a culinária e a influência na arquitetura de muitas casas como os lambrequins. Além disso, também pelo grande número de sobrenomes dos habitantes, que são de origem polonesa.

Agosto se tornou o Mês Polonês por ter diversas questões histórias que o norteiam.   No dia 26 de agosto se comemora o dia da Padroeira da Polônia, Nossa Senhora de Częstochowa. Assim, desde 1992, após a doação de um quadro com a imagem de Czestochowa (vindo direto da Polônia), a comunidade de Água Branca, distante 14km da cidade, passou a organizar uma grande Festa na Comunidade em seu louvor.

A festa sempre aconteceu no final do mês de agosto e se tornou uma das festividades mais tradicionais de São Mateus do Sul. Outro ponto interessante é a chegada dos primeiros imigrantes poloneses em São Mateus do Sul em agosto de 1891. Assim, o mês de Agosto simboliza todo o amor e gratidão pela cultura Polonesa que tanto trouxe ao município de São Mateus do Sul!

Concurso de Fotografia com temática Polonesa

A Secretaria de Educação e Cultura lançou o I Concurso de Fotografia da Cultura e História São-mateuense. O tema do concurso é: “Polônia em Samas”. As inscrições vão de 14 a 20 de agosto. Interessados devem ler atentamente o regulamento e fazer a inscrição pelo link: https://www.saomateusdosul.pr.gov.br/portal/servicos/1037/i-concurso-de-fotografia-da-cultura-e-historia-saomateuense/Clique aqui para ver o regulamento.

Da assessoria da Prefeitura de São Mateus do Sul

Últimas notícias