Santa Catarina teve neve em 23 municípios e pode registrar recorde de temperatura hoje

 Santa Catarina teve neve em 23 municípios e pode registrar recorde de temperatura hoje

Os centros estaduais e nacionais de meteorologia apontam esta sexta-feira (30/07) como “possível dia mais frio do ano”. Isso após ter o registro de neve em pelo menos 23 dos 295 municípios catarinenses, a onda de frio deve ficar ainda mais intensa entre a madrugada e a manhã desta sexta-feira (30/07). Contudo, não há nova previsão de neve e a temperatura tende em aumentar somente no domingo (01/08).

A previsão da Epagri/Ciram é de que o Estado inteiro, exceção feita ao Litoral Norte, deve ter formação de geadas. Nesta sexta-feira os municípios mais altos, da Serra catarinense, podem atingir até -13°C e inclusive a região litorânea pode ter temperaturas negativas, não passando de 3°C. A tendência é de permanecer frio no sábado e a temperatura começar a subir no domingo, somente.

Urubici e região têm previsão do frio estabelecer temperaturas mínimas entre -9°C e -13°C, seguido de Joaçaba e região: entre -6°C e -8°C, mesma índice nos termômetros em Lages. O Planalto torne pode ficar em até -7°C, segundo a previsão da Epagri. Isso após o recorde registrado em Bom Jardim da Serra, que marcou -8,6°C às 4h desta quinta-feira (29/07), conforme o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

Segundo a Epagri/Ciram, a neve foi o resultado “da combinação entre a umidade/nebulosidade vinda do oceano proveniente da circulação de um ciclone extratropical em alto mar”, somada da presença de massa de ar polar sobre o Sul do Brasil, dando condições para a ocorrência do fenômeno. Entre os dias 28 e 29, quarta-feira e quinta-feira, nevou em 23 cidades catarinenses.

Por ordem alfabética: Abdon Batista, Anita Garibaldi, Bom Jardim da Serra, Bom Retiro, Brunópolis, Campo Belo do Sul, Campos Novos, Capinzal, Celso Ramos, Curitibanos, Fraiburgo, Lages, Painel, Palmeira, Rancho Queimado, Rio Rufino, São Joaquim, São José Cerrito, Timbé do Sul, Urubici, Urupema, Vargem e Zortéa. Na maioria, a neve fez a diversão de turistas e moradores.

Da redação com informações da Epagri/Ciram e foto: Mycchel Legnaghi/Prefeitura de São Joaquim/Governo de SC

Últimas notícias