Planalto Norte trabalha por instalação de Universidade Federal em Canoinhas

 Planalto Norte trabalha por instalação de Universidade Federal em Canoinhas

Canoinhas poderá ter uma universidade federal. A informação é do prefeito de Canoinhas, Beto Passos. “Em visita recente ao Ministério da Educação, o deputado Darci de Matos foi informado sobre o planejamento de mais 30 universidades federais ou novos pólos campus avançados no País. No dia seguinte protocolou projeto de lei na Câmara Federal propondo a criação da Universidade Federal de Canoinhas”, segundo ele.

Uma universidade em Canoinhas pode contribuir para o desenvolvimento e confirmar a política do Ministério da Educação em interiorizar o ensino superior. “A Universidade Federal de Canoinhas terá objetivos e finalidades voltados para o desenvolvimento do município e região de entorno, medida que conta com grande legitimidade entre a população e a comunidade acadêmica e também pela necessidade de interiorizar e ampliar o ensino superior no Brasil”, justifica o deputado.

Tendo como base de sua economia o agronegócio, serviço, beneficiamento de erva-mate e indústrias de papel e madeira, Canoinhas tem uma experiência bem sucedida com o IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina), cuja resposta à comunidade serve de inspiração para a futura universidade. Esses resultados e experiências obtidos sustentam a criação de uma Universidade Federal no município, por desmembramento da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O objetivo seria ministrar ensino superior, desenvolver pesquisa nas diversas áreas do conhecimento e promover a extensão universitária, caracterizando sua inserção regional. Pelo projeto de lei, a Universidade Federal de Canoinhas (UFCAN) terá por objetivo ministrar ensino superior, desenvolver pesquisa nas diversas áreas do conhecimento e promover a extensão universitária, caracterizando sua inserção regional.

As questões regionais e de cunho acadêmico serão definidos num projeto de Lei. “A criação da universidade fará diferença para os jovens de diversas regiões que circundam Canoinhas. A ampliação do número de vagas e a efetivação do direito à educação superior são necessidades desta região, visando a democratização do acesso à educação nas universidades federais, conforme preceitua a Constituição brasileira”, cita a prefeitura.

Da redação com informações e foto da prefeitura de Canoinhas

Veja também