Parceria entre SENAI e prefeitura de São Mateus do Sul forma 32 profissionais

 Parceria entre SENAI e prefeitura de São Mateus do Sul forma 32 profissionais

Foto: Cultura Sul FM

Foi realizado na noite de quinta-feira, 22, nas dependências do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), de São Mateus do Sul, a entrega de certificados de conclusão de curso de Aperfeiçoamento em Mecânica Industrial e Aperfeiçoamento em Montagem de Andaimes, desenvolvido pelo SENAI em parceria com a prefeitura, por intermédio das secretarias de Indústria, Comércio, Turismo, Ciência e Tecnologia e Assistência Social.     

O evento contou com a presença da prefeita Fernanda Sardanha, o secretário de Indústria, Comércio, Turismo, Ciência e Tecnologia, Carlos Roberto Chaves, a secretária de Assistência Social, Daiane Metka Ribeiro, o representante da Petrobrás (SIX), Artur Hein Neto e o coordenador do SESI, SENAI de União da Vitória e São Mateus do Sul Júlio César Martins.

Dos 40 alunos que iniciaram os cursos, 32 concluíram às aulas e receberam o certificado. As turmas foram divididas em dois grupos, de acordo com as aptidões dos inscritos. Foram 80 horas aulas presencias, ministradas seguindo os protocolos necessário para a segurança de todos. Segundo Chaves, o curso nasceu de uma demanda que a Petrobras tem em relação a parada 2021, que era para ser realizado agora no mês de julho, e foi adiada para novembro.

“Temos uma escassez de mão de obra qualificada, na parada você precisa de mão de obra qualificada, você precisa de pessoas que tenham o conhecimento necessário para trabalhar em várias áreas distintas”, explicou o secretário. Os cursos foram destinados a pessoas cadastradas pela no cadastro único da assistência social do município. Um dos fatores de escolha, foi a questão vulnerabilidade socioeconômica.

Outro fator diferenciado deste curso, foi a busca pelo público feminino. “Sabemos que ainda existe dificuldades para uma parte das mulheres ingressar no mercado de trabalho, seja pela falta de mão de obra qualificada, falta de oportunidades, e elas são muitas vezes, às principais fontes provedoras de alimentos na família. Sabendo dessa realidade, buscamos atender esse público”, destacou a Prefeita.

 O Secretário adiantou que mais parcerias estão em andamento e logo o município terá mais novidades para os São-mateuenses. “Com esse curso o aluno está capacitado a entrar no mercado de trabalho, é o primeiro passo na carreira pois ele pode passar do técnico e assim, sucessivamente. Colocar as mulheres no mercado de trabalho é um sonho da nossa prefeita, e logo teremos novidades”, contou o secretário Chaves.

Na ocasião, o coordenador do SENAI, destacou o empenho dos alunos que com dedicação chegaram ao final do curso. “O primeiro passo para um futuro melhor vocês já deram. É preciso sair da nossa zona de conforto e buscar se destacar.  Às oportunidades aparecem e para aproveita-las, é preciso estar preparado”, frisou ele.

Da redação Cultura Sul com fotos da Cultura Sul FM

Veja também