Palmeira registra marca de 90% de transparência na vacinação da Covid-19

 Palmeira registra marca de 90% de transparência na vacinação da Covid-19

O levantamento é do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR) e avalia o desempenho sobre a publicidade dada ao processo de imunização da população contra a Covid-19. Todos os 399 municípios do Paraná foram observados e Palmeira apresenta um dos maiores aumentos percentuais do Estado do Índice de Transparência da Administração Pública (ITP), passando de 75% para 90% na sua avaliação.

“A melhoria do índice aconteceu após Palmeira realizar modificações em seu portal da transparência específico para a Covid-19 e o Tribunal revisar as respostas fornecidas pela Administração em um formulário com questões relativas à publicidade do processo de imunização. Somente 90, das 399 prefeituras paranaenses, atingiram ou superaram o índice de 90%”, informou em nota o setor de comunicação.

A iniciativa do TCE-PR, segundo a prefeitura, visa conscientizar os gestores frente à importância de “dar absoluta visibilidade aos temas relativos à imunização contra a Covid-19”. Isso torna possível o conhecimento público e permite melhor fiscalização. Também os órgãos fiscalizadores podem vislumbrar melhor controle social e institucional do processo em si, sobretudo na prioridade para imunização.

Reserva de doses impede a transparência total. “Os 10% restantes que faltam para Palmeira atingir o índice de 100% de transparência no sistema é relativo a um item sobre a sobra identificada de vacina, a qual foi constatada como insuficiente no município. Neste caso, Palmeira aguardava uma nota técnica fornecida pelo Estado, a qual deveria ser anexada no portal da transparência da Covid-19”, justifica a prefeitura.

“No momento em que o Município recebeu a resposta, a nota já foi incluída no portal, o que deve elevar a nota palmeirense na próxima avaliação do TCE-PR”, acrescenta o setor de comunicação. Nesse trabalho o Tribunal avalia todas as ações executadas e a forma que as prefeituras divulgam seus dados em portais municipais. Se estendendo aos canais de denúncia e tudo que envolve a imunização na abrangência municipal.

Da redação com informações e imagem da prefeitura de Palmeira

Veja também