Boato: especulação circunda venda da SIX, mas é desmentida oficialmente

 Boato: especulação circunda venda da SIX, mas é desmentida oficialmente

“Isso é boato”, afirmou o secretário de Indústria e Comércio, Carlos Roberto Chaves, no Cultura Sul Notícias desta quinta-feira (08/07). Ele confirmou a existência do processo vinculante de venda da Unidade de Industrialização do Xisto (SIX), contudo sem ter nada oficializado e muito menos concretizado. Sem descartar, por óbvio, que interessados estão discutindo essa questão e fatos novos podem ser anunciados.

“Neste momento não existe nenhum, nenhum fato, ou algo que possa se confirmar isso”, reforçou o secretário. “Está em fase de negociação”, justificou. Neste chamado processo vinculante da venda, a SIX está sendo avaliada por investidores. Mas sem nenhuma formalização oficial que concretize a venda. Até porque tem a discussão jurídica dos royalties em disputa entre a Petrobras, município e Governo Estadual.

Primeiro é necessário solucionar esse imbróglio jurídico e financeiro e concluir um acordo entre as três partes envolvidas, com os referidos percentuais e previsão dos repasses, caso isso seja decidido.  Depois, ainda tem a autorização por parte do Governo Federal, uma vez que se trata de uma concessionária estatal vinculada à Petrobras. O que por si só tem um processo burocrático a enfrentar.

O processo vinculante de venda segue, possivelmente, com interessados avaliando as possibilidades comerciais e a hipótese de compra. Contudo, conforme esclareceu Chaves, ainda passível dessas prerrogativas iniciais até então não passando de boatos ou comentários sem uma base em informações. Nesse entendimento, não passando de especulações sem base oficial, sem fatos concretos.

Da redação com imagem reprodução Portal Cultura Sul FM

Últimas notícias