Atenção: comunicado sobre o retorno do ensino presencial em escolas municipais de São Mateus do Sul

 Atenção: comunicado sobre o retorno do ensino presencial em escolas municipais de São Mateus do Sul

Foto: Imagem ilustrativa

A Secretária de Educação e Cultura de São Mateus de Sul, Liliane Aparecida Franco Santa Ana, traz esclarecimentos sobre o retorno das aulas presenciais nas escolas municipais. É importante salientar que a decisão e proposta para o retorno ao ensino presencial no município foi decidida e orientada em conjunto com o Núcleo Regional de Educação (NRE) de União da Vitoria.

Estamos com muito cuidado e responsabilidade preparando o retorno das aulas presenciais no município de São Mateus do Sul.
Lembrando que a vacinação avança, porém, a faixa de idade de nossos estudantes ainda não está contemplada no cronograma da vacina. Diante deste fato, temos ciência do tamanho de nossa responsabilidade enquanto gestores da Educação Municipal, pois nosso compromisso é em cuidar de vidas.

Assim, apresentamos a comunidade um modelo de retorno que estamos prevendo para início do mês de agosto, visto que pretendíamos retornar em julho, mas as contratações de merendeiras e agentes de limpeza ainda não estão concluídas (processo em licitação), e acreditamos estarão finalizadas até o início do próximo mês.

Nossa proposta é o modelo híbrido – onde a turma será dividida em 2 ou 3 grupos conforme a realidade de cada instituição e cada grupo passará uma semana no presencial alternado com uma semana realizando as atividades em casa.
Também faremos o retorno de forma escalonado – retornando em ordem decrescente as turmas, iniciando pelo quinto ano e dando a sequência por espaços de tempo que acharmos necessário.

A escolha de cada família será respeitada e aqueles que optarem por continuar no remoto serão orientados pela escola de que forma passará a ser a dinâmica de recebimento e entrega de materiais.

Quanto ao transporte escolar, em reunião com os prefeitos da região ficou decidido que somente São Mateus do Sul e União da Vitória voltariam a fornecer transporte escolar a partir do mês de agosto, porém, como forma de “plano piloto” para analisarmos com cautela a volta do transporte, a prefeitura adiantou o serviço para uma região do município, até mesmo por orientação da Secretaria de Saúde que para um maior controle disponibilizássemos por grupos.

Sendo assim, na primeira semana de agosto outras linhas já estarão disponíveis. Essa organização foi repassada a todos os diretores das escolas estaduais e municipais com a presença do Chefe do Núcleo Regional de União da Vitória que juntos aprovaram o plano de retorno do transporte escolar.
Pedimos a compreensão da comunidade e salientamos que é nosso objetivo retomar as atividades o mais breve possível, porém, ainda não estamos em uma “normalidade” e teremos de nos adaptar aos modelos possíveis.

Liliane Aparecida Franco Santa Ana

Últimas notícias