União da Vitória estende fechamento ‘quase’ total de comércios no final de semana

 União da Vitória estende fechamento ‘quase’ total de comércios no final de semana

O Decreto nº 255/2021 impunha diversas restrições desde o dia 18 de maio em União da Vitória e, a nova determinação, amplia a proibição de atividades. Segundo o documento o estado crítico da Covid-19 para justifica a postura. O município já registrou 100 óbitos e tem casos ativos acima de 200 há algumas semanas. No domingo (06/06) só abrem farmácia e posto de gasolina para abastecimento, além de hospitais.

Os serviços de entrega podem funcionar 24 horas por dia e sem restrição. Demais estabelecimentos comerciais, inclusive mercados e afins, não abrem as portas no próximo domingo, conforme o Decreto nº 272/2021, que reforça a medida já presente no anterior que previa o mesmo fechamento quase total no final de semana, entre a noite de sábado (20h30) e manhã de segunda-feira (6h).

No município, o comércio em geral funciona de segunda a sexta-feira das 9h às 18h e aos sábados das 9h às 13h30. Domingo não abre. Supermercados, mercearias e afins podem estender o horário, de segunda a sábado, das 6h às 20h30, mas não podem atender seus clientes aos domingos. Limitados a seis pessoas por guichês, cidadãos com mais de 14 anos e somente uma pessoa por família.

A prefeitura recomenda que pessoas com mais de 60 anos não frequentem estes ambientes de mercados e afins. Outro setor que pode funcionar, mas com agendamento, são os salões de beleza, de segunda a sábado das 9 às 20h. Nem este serviço e nem academias abrem aos domingos. Os espaços para exercícios podem atender seus clientes de segunda à sábado das 6 às 20h30 e limite de 30% da capacidade de público.

Bares, restaurantes, lanchonetes e afins têm limite, também, de 30% da capacidade máxima do espaço e estão proibidos de abrir aos domingos. Durante a semana, podem atender das 9 às 20h30. Vedados, música ao vivo e compartilhar narguilé ou similares. As atividades religiosas tem de limitar o público a 15% da capacidade do local e respeitar o toque de recolher e medidas sanitárias em vigor.

Desde o 1º minuto de 18 de maio estão suspensas todas as aulas presenciais, particulares e privadas. Bem como qualquer atividade festiva independe do número de pessoas presentes. Todos os espaços de atividades ou eventos, públicos ou privados, de uso coletivo ficam fechados. Inclusive pistas de caminhada, academias ao ar livre, parques e praças permanecem sem presença de pessoas se utilizando.

Qualquer infração cometida é passível de multa que vai de R$ 600,00 para pessoa física a R$ 7 mil para empresas. A reincidência dobra o valor. Os valores recolhidos tem como destino o Fundo Municipal de Saúde e será utilizado para tratamento de pessoas infectadas com o Coronavírus. Sobre as aulas, na próxima sexta-feira (04/06) uma reunião trata do assunto, pela permanência ou retorno.

Da redação Cultura Sul FM com informações e imagem da prefeitura de União da Vitória

Últimas notícias