Profissão: Educação Física

 Profissão: Educação Física

Foto: Arquivo pessoal

Nesta sexta-feira (04/06), o Cultura Sul Notícias iniciou a Sexta das Profissões, uma série de entrevistas que irá trazer informações sobre as mais diversas profissões existentes, esclarecendo às principais dúvidas que surgem na hora de escolher uma área para trabalhar.

O entrevistado desta primeira Sexta das Profissões, foi o professor de Educação Física, Flávio Chela, que iniciou a sua fala explicando o que esse profissional faz, e em que pode atuar. “O profissional da área de Educação Física tem por objetivo promover a saúde das pessoas através da prática de atividades físicas, tanto em uma sala de aula, quanto em academias”, exemplificou.

Flávio no estúdio da Cultura Sul

Em relação ao tempo de faculdade, Flávio disse que o curso de Educação Física, tem duração de 4 anos em média, seja no bacharelado ou na licenciatura, mas isso depende das grades curriculares de cada universidade. “Dentro da graduação tem a licenciatura que é voltada para a formação de professores, e tem o bacharelado, que habilita o profissional a atuar em diversas outras áreas, como em academias de ginástica”, contou Flávio.

Dentro da profissão, o profissional de Educação Física pode optar por se especializar em algumas áreas como: na área aquática, de musculação, desenvolvimento motor, esportes de aventura ou ginástica, por exemplo. “É uma área com um campo de atuação muito grande para ser trabalhado”. O trabalho desse profissional é diretamente com os alunos, com isso é essencial gostar de estar com pessoas a sua volta.

Foto: Arquivo pessoal

“Acredito que para ser um bom profissional nesta área, é fundamental ter paciência e inteligência emocional. Ouvir os alunos, ser quase um psicólogo às vezes”, brincou Flávio. Boa comunicação também é uma característica importante para que o profissional consiga explicar com clareza e objetividade como os exercícios devem ser realizados, qual força utilizar e como respirar durante a prática das atividades.

Flávio explicou ainda que a ajuda desse profissional é essencial já que ele entende como funciona nosso corpo (como os músculos reagem com diferentes estímulos e em diferentes idades, etc.), esse conhecimento ajuda este profissional a elaborar planos de exercícios físicos respeitando os limites de cada pessoa.

Para o mercado de trabalho, é importante frisar que Educação Física é uma disciplina obrigatória nos ensinos fundamental e médio. Quem opta pela carreira acadêmica encontra um mercado com alto índice de empregabilidade, pois pode atuar em vários campos. “É cada vez maior a procura por profissionais capacitados a acompanhar e orientar as pessoas durante a prática de exercícios físicos”, relatou. A entrevista na integra com todos os detalhes sobre a profissão Educação Física, está disponível em podcast no fim da matéria.

Podcast da entrevista com Flávio Chela

Da redação Cultura Sul FM

Veja também