Os benefícios do chá para a saúde

 Os benefícios do chá para a saúde

Foto: Meramente Ilustrativa / Internet

Os dias frios de inverno combinam perfeitamente com uma bebida quente, que ajuda a amenizar as temperaturas geladas que dificultam o aquecimento do corpo, com isso, nessa época os chás ganham seu espaço. A nutricionista Camila Pimentel Krug, explica que os chás podem ter vários efeitos em nosso corpo, cada um tem uma função, alguns tem efeitos diuréticos e laxantes, outros tranquilizantes e digestivos, mas na época do inverno os “queridinhos”, são os chás antigripais e os emagrecedores, já que nessa época é comum exagerar na alimentação.

Camila conta, que a bebida ajuda na hidratação do organismo auxiliando em aspectos como a diminuição de inchaços, melhora no funcionamento do intestino e no equilíbrio hídrico das células. “Apesar de ser uma bebida simples e acessível, o chá tem um potencial riquíssimo na prevenção de doenças graves, assim como no tratamento de patologias que, à primeira vista, parecem requerer somente o uso de medicamentos industrializados”, relatou.

Para as noites geladas de inverno a nutricionista recomenda um chazinho quente para esquentar. “Nesse período de frio o consumo de chá aumenta e consequentemente esse hábito reflete em vários benefícios para o organismo, dentre eles, o auxílio na digestão, prevenção de doenças, e relaxamento após aquele dia mais tenso”, contou Camila.

Camila ressaltar ainda, que um único chá pode ter mais de um benefício e quanto mais natural é o chá mais eficiente ele será. “Uma dica é utilizar aquele chazinho direto do quintal, ou encontrá-los para consumo em feiras ou lojas de produtos naturais, onde estão disponíveis nas suas formas “in natura” ou minimamente processados, sem a adição de conservantes e estabilizantes”, disse.

Dados importantes sobre os chás:

Auxiliam na digestão: devido as mudanças climáticas ou por alguma disfunção metabólica o organismo tende a ficar mais lento trabalhando mais devagar, e ao consumir um chá verde, hibisco ou gengibre por exemplo tende a acelerar o metabolismo.

Previnem doenças: na sua grande maioria os chás são antioxidantes e anti-inflamatórios contribuindo com o organismo e prevenindo o surgimento de possíveis doenças, dentre esses chás estão erva-doce e hortelã.

Calmante e relaxante: vários chás ajudam a diminuir a ansiedade e estão presentes em várias ocasiões do nosso cotidiano, como por exemplo o chá de camomila, erva cidreira ou melissa, sendo essas ótimas opções para consumir a noite antes de dormir.

Para dormir bem algumas dicas de chás:

Dicas de chás para dormir bem

Camomila

Cidreira

Flor do maracujá

Valeriana

Lavanda

Erva-doce

Da redação Cultura Sul FM

Veja também