Mulher de 116 anos tira o 1º título em Londrina e poderá votar nas eleições 2022

 Mulher de 116 anos tira o 1º título em Londrina e poderá votar nas eleições 2022

O ato foi registrado ainda em 17 de maio no município de Londrina. Nair Jorge de Oliveira, nascida em 1904, realizou o alistamento eleitoral e a partir do próximo pleito, em 2022, poderá votar. O fato de não saber ler e escrever, nem ter acesso, protelou a iniciativa que, a partir de então, atualiza a documentação.

Nair, conforme o Tribunal Regional Eleitoral (TRE, não havia tirado o título antes por ser analfabeta e não ter acesso a informações. Agora, alistou-se para colocar a documentação em dia e ter direito a benefícios previdenciários. Todo o processo foi feito de forma on-line, pela plataforma Título Net, já que os atendimentos presenciais estão suspensos em todo o Paraná devido à pandemia.

O TRE reafirma que o alistamento eleitoral é obrigatório para brasileiras e brasileiros com 18 anos completos e facultativo para pessoas com 16 e 17 anos, maiores de 70 anos de idade e para quem é analfabeto.

Em caso de dúvidas, o cidadão pode fazer contato com o Disque-Eleitor do TRE-PR no 0800-640-8400, acesse o serviço de conversa textual do Balcão Virtual ou entre em contato por e-mail ou WhatsApp com a sua zona eleitoral. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h.

Da redação com imagem e informações do TRE/PR

Veja também