Junho: mês do início do inverno tem ponto facultativo e dia dos namorados

 Junho: mês do início do inverno tem ponto facultativo e dia dos namorados

Foto: Meramente ilustrativa/Internet

Já chegando quase à metade do ano, o mês de junho traz consigo o inverno, uma data cristã e outra exclusivamente brasileira. Em 2021, o dia 3 celebra o chamado Corpus Christi. A data (que sempre cai 60 dias após a Páscoa) rememora, de acordo com o cristianismo, a instituição da eucaristia pela transformação do pão e vinho no corpo e sangue de Cristo. No Brasil, a data é considerada ponto facultativo.

Ao contrário da maioria dos países, que comemora o Dia dos Namorados em 14 de fevereiro, o Brasil celebra a data em 12 de junho. Trata-se de uma comemoração extraoficial do Brasil desde 1948, que surgiu a partir de uma campanha publicitária encomendada por uma extinta rede de lojas de departamentos de São Paulo.

Para quem gosta do friozinho, uma boa notícia: o inverno chega oficialmente no dia 21 de junho ao hemisfério sul. Nesta data, exatamente às 0h31, ocorre o solstício de inverno. Também neste dia teremos a noite mais longa do ano.

O mês de junho ainda é marcado pelos nascimentos de celebridades como Marilyn Monroe (dia 1º), Zuzu Angel (dia 5), Erasmo Carlos (dia 5), Wanderléa (dia 5), João Gilberto (dia 10), Laerte Coutinho (dia 10), Maria Bethânia (dia 18) e Hermeto Pascoal (dia 22).

Da redação Cultura Sul FM com informações da Agência Brasil

Veja também