Inverno: estação mais fria do ano começa oficialmente na próxima segunda-feira

 Inverno: estação mais fria do ano começa oficialmente na próxima segunda-feira

Foto: AEN

Os dias gelados estão chegando com a nova estação do ano. Oficialmente o inverno começa às 0h32 de segunda-feira, dia 21 e termina à 16h21 do dia 22 de setembro. Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), no primeiro dia do inverno a previsão para São Mateus do Sul é de máxima de 13°C graus e a mínima de 8°C, com probabilidade de 96% de ocorrência de chuva durante o dia.

Nos próximos dias do mês de junho, segundo o Simepar, a tendência é de queda na temperatura. As médias mínimas da estação giram em torno de 10°C. “Para este inverno são esperadas ondas de ar frio e seco”, observa o meteorologista do Simepar, Reinaldo Kneib. No dia 30 de junho a previsão é que a mínima chegue a 5°C, e a previsão de chuva para pelo menos quatro dias até o fim do mês, mas em pouca quantidade.

Ainda segundo o meteorologista, serão frequentes os episódios de frio intenso por vários dias consecutivos, incluindo a formação de geada. Podem ocorrer alguns veranicos, períodos de tempo seco e quente mais frequentes a partir da segunda quinzena de agosto. A temperatura média deve seguir o padrão típico da estação, exceto nos extremos Oeste e Norte, com picos mais quentes.

“Na fronteira com o Paraguai e nas divisas com Mato Grosso do Sul e São Paulo as temperaturas devem variar de próximas a ligeiramente acima da normal climatológica”, afirma o meteorologista. O cenário climático indica que o volume de chuva ficará entre próximo e abaixo da normalidade, à exceção do Litoral, dentro do habitual. O Paraná já vive um cenário de emergência hídrica e rodízios de abastecimento.

Da redação Cultura Sul com informações da Simepar

Veja também