Atenção: ciclone extratropical pode trazer temporais no final de semana

 Atenção: ciclone extratropical pode trazer temporais no final de semana

Foto: MetSul Meteorologia

Alertas meteorológicos apontam para tempo instável nos próximos dias nos estados do sul do Brasil. Segundo dados da estação meteorológicas, “Bambuco 01”, instalada em Canoinhas, que é analisada diariamente pelo pesquisador Luis Eduardo Palomino Bolívar, é possível que um ciclone possa ocorrer nos próximos dias, mas o que já é certo segundo ele, é a mudança no clima, já que chuvas e ventos estarão presentes até o final de semana, deixando o clima mais frio.

Com as baixas temperaturas, haverá possibilidade de neve, principalmente no Rio Grande do Sul. Com às chuvas fortes, há a chances de granizo em áreas isoladas, e com os ventos fortes, condições para queda de árvores e falta de energia elétrica. “O extremo oeste do Paraná e Santa Catarina está mapeado como possível instabilidade meteorológica, por isso o alerta nessas localidades é maior. Na região sul do Paraná o risco é baixo, mas as chuvas e ventos estarão presentes nos próximos dias”, alertou Bolívar.   

A professora Karin Linete Hornes, do departamento de geografia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), informou que a atividade ciclônica poderá gerar instabilidades locais com chuva intensa, granizo e vendaval, após a passagem da frente a previsão é que as temperaturas caiam. De acordo com os dados da MetSul Meteorologia, a nova frente fria vem em direção ao estado na tarde desta quinta-feira, 24, no oeste do estado, e no decorrer do dia, a instabilidade se espalha para as demais regiões. O site confirma ação de um ciclone para região sul do Brasil e trás alerta para a manhã de quinta-feira, 23, pois devido a formação do ciclone, são esperadas rajadas de vento de forte intensidade entre o Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul.

Os dados da MetSul mostram que entre a madrugada e a manhã de sexta-feira, 25, a chuva dá uma trégua, mas a partir da tarde áreas de instabilidade voltam a provocar temporais isolados entre o Oeste e o Planalto Norte. Confira em vídeo a previsão completa para os próximos dias da MetSul a baixo:

Previsão do tempo segundo a MetSul Meteorologia, confira.

Da redação Cultura Sul com informações e foto da MetSul e colaboração da professora doutora do departamento de geografia da UEPG, Karin Linete Hornes.

Últimas notícias