Para os dias frios, nada melhor do que a tradicional sopa

 Para os dias frios, nada melhor do que a tradicional sopa

Foto: Reprodução redes sociais/internet

Quando a temperatura cai, o corpo precisa se manter aquecido e funcionar corretamente. Para isso, ele intensifica seu trabalho e, claro, demanda mais energia, ou seja, comida. A busca por alimentos gordurosos e calóricos é justamente para garantir a energia necessária para o organismo manter esta temperatura corpórea nos dias frios, pois o corpo precisa gastar mais energia para esquentar. Por isso temos mais fome, e uma fome específica de alimentos “quentes” e mais calóricos.

Uma ótima opção para os dias frios é a sopa. Segundo a nutricionista Camila Pimentel Krug, a sopa é uma refeição completa, leve e fácil de preparar, além de possuí vários benefícios. “Quando consumida, geralmente ela combina com uma noite fria, então se torna uma ótima opção de jantar. Mas tem quem diga que sopa não é janta, mas eu vou te dizer o contrário, e afirmo que sopa janta sim”, afirmou Camila.

Ela explicou que as sopas podem ser consumidas em várias ocasiões. “Um dos principais benefícios da sopa é a diversidade dos ingredientes, com isso, acontece o aumento do consumo de vegetais e carnes. As preparações de sopa nos permitem utilizar os ingredientes por inteiros assim evitando o desperdício dos alimentos”, comentou.

Outro ponto positivo da sopa é que a maior parte das receitas podem ser feitas com um baixo custo, pois na sua grande maioria os ingredientes tem preços acessíveis. Para quem quer se aquecer, estar bem alimentado e ainda manter o equilíbrio alimentar, Camila orienta colocar a sopa na dieta. Por ser uma receita que preserva a água utilizada no cozimento das verduras e dos legumes, a sopa mantém os nutrientes, vitaminas e minerais desses ingredientes.

Ou seja, apostar em sopas para o frio não só ajuda a esquentar, como também é muito nutritivo. “As sopas também são aliadas para manter um equilíbrio alimentar. Por ser composta por ingredientes ricos em água, fibras e vitaminas, o seu valor cálorico total acaba sendo baixo, além da fácil digestão”, salientou.  

Da redação Cultura Sul FM

Últimas notícias