Irati muda protocolo de medicação para Covid-19 e antecipa tratamento

 Irati muda protocolo de medicação para Covid-19 e antecipa tratamento

Num vídeo divulgado ao lado da secretária de Saúde, Jussara Aparecida Kublinski Hassen, nesta segunda-feira (24/05), o prefeito de Irati, Jorge Derbli, anunciou mudanças no atendimento do município para pacientes da Covid-19. Entre outras coisas, Sentinela passa a funcionar no Estádio Municipal com maior espaço e entrega de medicamentos para antecipar o tratamento de pacientes suspeitos.

Se por um lado o prefeito pediu maior conscientização frente aos Decretos existentes, por outro Jorge Derbli fez um apelo para que as pessoas procurem atendimento. “Portanto se tem algum sintoma não espere, não fique em casa. Vá até o Estádio Municipal para o fazer o teste da Covid-19”, disse. Junto disso, a mudança na entrega de medicamentos para pessoas que apresentem quadro suspeito de infecção.

Até a semana passada, após a confirmação de caso positivo o cidadão recebia um kit de medicamentos. Este protocolo funciona desde agosto de 2020 e o que muda é o momento do repasse desses remédios. “A invermectina, azitromicima, hidroxicloquina, zinco quelado, vitamina D, as, dipirona ou paracetamol”, listou o prefeito. Jorge Derbli disse que o kit será receitado de imediato, antes mesmo do resultado da testagem.

A decisão vem de um entendimento conjunto de profissionais de saúde e departamento de Saúde do município. “Antes de voltar o resultado do exame que você fez, que leva de dois ou três dias, ele [médico] entrega este receituário padrão”, esclarece. De acordo com o prefeito, após a testagem e resultado, negativo ou positivo, caberá ao profissional de medicina mudar, alterar ou tirar a medicação indicada, à princípio.

Irati teve mais de 110 óbitos e 700 cidadãos isolados com infecção do Coronavírus. Cenário de Hospital Santa Casa lotado na ala Covid-19 e Unidade de Pronto Atendimento (UPA) servindo para tentar amenizar a necessidade de internamentos. Ou seja, bem caótica a situação e, nesse contexto, a busca de caminhos para superar a gravidade da doença e sua expansão na região.

Da redação com informações imagem da prefeitura de Irati

Veja também