Foguete chinês descontrolado é visto no céu de Santa Catarina

 Foguete chinês descontrolado é visto no céu de Santa Catarina

A câmera de monitoramento de uma estação em Monte Castelo, no Norte do estado, registrou o foguete chinês, sem controle que deve cair na Terra neste final de semana passando pouco após as 18h30 de sexta-feira (07/05) no céu catarinense.

Segundo Marcelo Zurita, diretor técnico da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon), o foguete foi observado entre quinta (06/05) e este sábado (08/05) também no Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais, além de Santa Catarina.

O registro foi feito pela estação do astrônomo amador Jocimar Justino, que também integra a Bramon, e mora em Monte Castelo. “Devido a altitude que o objeto passou, naquela posição ainda estava recebendo a luz direta do sol. O que vemos é o sol refletido nele, é como se estivesse um espelho girando”, detalha

O registro foi feito pela estação do astrônomo amador Jocimar Justino, que também integra a Bramon, e mora em Monte Castelo. “Devido a altitude que o objeto passou, naquela posição ainda estava recebendo a luz direta do sol. O que vemos é o sol refletido nele, é como se estivesse um espelho girando”, detalha.

Segundo Zurita, a imagem feita em Santa Catarina é uma das melhores observadas até o momento. “A gente viu diversos registros pelo país e este do Jocimar é um dos melhores que pega boa parte da trajetória e bem clara”, detalhou o especialista. Ele diz que com a aproximação da Terra, o foguete deve ser visto cada vez mais brilhante.

O país asiático colocou em órbita o primeiro módulo de sua estação espacial em 29 de abril. É a primeira parte deste foguete, atualmente em órbita, que deve retornar à Terra. O objeto está perdendo altitude gradualmente e seu ponto exato de queda ainda é desconhecido.

Da redação com in formações foto e vídeo Papanduva noticias

Últimas notícias