Cultura Sul FM chega a Rio Azul

 Cultura Sul FM chega a Rio Azul

Portal da cidade de Rio Azul

A semana iniciou movimentada na Cultura Sul FM. Com o aumento da potência, da rádio 97,5 que chegou ao nível classe A1, com 70.000 watts, entrando no grupo das rádios mais potentes do Paraná, mais cidades próximas de São Mateus do Sul estão conhecendo a programação que a Cultura leva até os seus ouvintes.

O aumento da potência, veio em abril deste ano, no mês de comemoração dos 31 anos da rádio. Diante da abrangência da rádio, uma equipe da Cultura Sul FM esteve visitando o município de Rio Azul, durante a tarde de segunda-feira (10/05), fazendo uma blitz na região central da cidade, distribuindo brindes e material informativo apresentando a rádio que agora faz parte do dia a dia dos Rio-Azulenses.

Rio Azul é uma cidade de aproximadamente 15 mil habitantes, está no centro sul do Paraná, a 183 quilômetros da capital Curitiba. O acesso ao município é pelas rodovias BR-277, BR-376 e BR-476. É uma cidade com turismo sustentável avançada. As culturas ucraniana e polonesa marcam a cidade. Vizinha de São Mateus do Sul, Mallet, Rebouças e Irati, Rio Azul é conhecido como a capital do fumo do Paraná.

Igreja ucraniana de Rio Azul

O cultivo do produto levou riquezas ao meio rural que não são encontradas em outros municípios. Em quase todas as regiões do Brasil houve êxodo rural, porém, em Rio Azul a população rural só aumentou, devido à qualidade de vida acima dos padrões, junto com as belezas naturais. A culinária é variada em Rio Azul, a começar pelo pão preto de centeio, o khrin (raiz forte) e o pepino azedo. Há vários tipos de borstch (sopa vermelha com legumes, carne de gado e beterraba), rolinhos de repolho holubtsi e o pierogui com vários recheios.

Anualmente acontece a Expo Azul, uma exposição de serviços públicos municipais, comércio local e regional. O município, grande produtor de fumo, também produz a Expo Tabaco como forma de agradecimento pela produção anual. O município tem vários atrativos e pontos turístico como: a cachoeira da Pedreira, Morro do Cristo, cachoeira do Dusanoski, capela Senhor Bom Jesus de Cachoeira dos Paulistas e Pico do Marumbi.

Da redação Cultura Sul FM

Últimas notícias