Agenda com Unicentro e lideranças por terreno para construir o IML em Irati

 Agenda com Unicentro e lideranças por terreno para construir o IML em Irati

Um assunto em que o deputado estadual Emerson Bacil (PSL) tem atuado há pelo menos um ano: ter o Instituto Médico Legal (IML) instalado em Irati. Essa discussão perdura há mais de uma década, o avanço atual é que existe um projeto pronto da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e o interesse da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) de repassar o terreno para construir.

Emerson Bacil solicitou uma reunião, na manhã desta segunda-feira (17/05) com o reitor da Unicentro – Fábio Hernandes, na qual lideranças locais e regionais também participaram, pautado na busca de um alinhamento para instalar o IML em Irati. A instituição de ensino pode entrar na parceria cedendo um espaço para a construção física, a ser avaliado e discutidos nos conselhos internos. Da agenda, a ficou demonstrado de que a Universidade está junto na proposição.

Conforme o reitor, é o primeiro deputado que procurou a Unicentro, buscando este alinhamento. Na agenda, Fábio Hernandes citou a existência do espaço disponível e, neste contexto, a necessidade de melhoria de acesso a ser viabilizado por meio da prefeitura de Irati. Deixando claro o interesse da Universidade na parceria, passível de algumas discussões mais concretas internamente sobre a doação do terreno para a obra.

O prefeito Jorge Derbli participou da reunião e demonstrou interesse em colaborar com a iniciativa. Ele reiterou, em discurso na reunião, que neste trabalho conjunto, vai colocar à disposição a estrutura da prefeitura para dar acesso até o IML. Por parte do Executivo Municipal há sim a perspectiva de planejar e executar o acesso até o terreno, sem passar por dentro da Unicentro.

Na semana passada, o reitor da Universidade de Ponta Grossa, Miguel Sanches Neto, se reuniu com o deputado Bacil e destacou que a instituição “doará o projeto do Instituto Médico Legal – que será construído em Ponta Grossa – para ser replicado em Irati”. Além disso, a instituição publicou, divulgou para imprensa e na sua página oficial que “o projeto pronto está garantido pela UEPG”.

O deputado Bacil apresentou um requerimento no dia 8 de junho de 2020 ao governador Carlos Massa Ratinho Júnior e ao secretário de Segurança Pública do Estado do Paraná, Coronel Rômulo Marinho Soares, solicitando a instalação do IML em Irati. O pedido apresentado teve apoio de 14 deputados, tratou assunto por diversas vezes no sentido de se somar a demanda.

“São ações que fazemos por ser uma demanda regional. Estamos trabalhando desde o ano passado e, aos poucos, tendo estes alinhamentos. Além de minha indicação demais deputados se somam neste trabalho”, afirmou Emerson Bacil.

O IML de Irati atenderá Inácio Martins, Ipiranga, Ivaí, Mallet, Prudentópolis, Rebouças, Rio Azul, Teixeira Soares, Fernandes Pinheiro e Guamiranga e Imbituva. Atualmente, com a reestruturação em Ponta Grossa, o Instituto Médico de União da Vitória provisoriamente tem atendido estes municípios, além da regional e seu município sede. “É uma necessidade eminente e coloco minha representatividade para seguirmos em frente”, completa o deputado Bacil.

Além do reitor da Unicentro, deputado Emerson Bacil e prefeito Derbli, participaram da reunião: Adriana Queiroz Silva – vice-diretora do Campus Irati; Andrea Nogueira Dias – diretora do Campus Irati; a diretora de gabinete – professora Joice; Marcielo – diretor de relações públicas da Associação Comercial e vice-presidente Cacesul Cordenadoria das Associações Comerciais do Centro Sul, presidente da Câmara de vereadores de Irati, Helio de Mello, assessoria do deputado estadual Ricardo Arruda, presidente da Aciai Elias Sidnei Mansur, presidente do Conseg Patrícia da Luz, secretários municipais, lideranças e autoridades regionais.

Na semana passada, o deputado Bacil teve uma agenda no Legislativo iratiense e apresentou a proposta à presidência. Desde o interesse, o projeto a ser doado pela UEPG e citou ao presidente Helio de Mello a agenda que teria com a Unicentro. A próxima reunião com autoridades locais, regionais com a Unicentro está marcada para dia 21 de junho no campus de Irati.

Da redação Cultura Sul FM com informações e fotos da assessoria do deputado.

Últimas notícias