Turismo ganha novo foco em São Mateus do Sul

 Turismo ganha novo foco em São Mateus do Sul

Nesta segunda-feira, o Cultura Sul Notícias, recebeu a secretária de educação, cultura e turismo de São Mateus do Sul, Liliane Aparecida Franco Santa Ana, e o secretário de indústria e comércio, Carlos Roberto Chaves, que trouxeram novidades referente a pasta do turismo e sobre a nova nomenclatura de uma das secretarias. Na ocasião, iniciaram suas falas sobre a “passagem”, do departamento de turismo, até então da pasta de educação, para a pasta de indústria e comércio, que após aprovação pela câmara de vereadores, passou a ter uma nova nomenclatura, agora é secretária de Indústria, comércio, turismo, ciência e tecnologia.

Liliane esclareceu que desde o início do ano as duas secretárias estavam em conversa sobre essa mudança, e diante disso foi realizado todo o processo para conseguir realizar essa alteração nas secretarias. “Nós sempre trabalhamos com o todo, buscamos o melhor para toda a população. A comunicação entre nós secretários é grande, e com isso, sempre buscamos trabalhar em conjunto, no mesmo sentido, com o mesmo objetivo, isso é uma característica nossa, e daí surgiu essa ideia, essa necessidade de mudança da secretaria de turismo para a pasta da secretaria de indústria e comércio”, esclareceu.

Chaves por sua vez, reforçou a boa sintonia que existe entre o secretariado, sempre buscando trabalhar os pilares: educação, segurança, saúde, trabalho e geração de renda. “Nós entendemos que o turismo é uma indústria sem chaminé, ela gera renda, gera emprego e nós estamos reestruturando essa pasta, que estava com a professora Liliane, que tem uma grande responsabilidade frente a educação e contamos com o seu apoio. Junto com a mudança da secretaria, também acrescentamos a estrutura de ciência e tecnologia”, contou em primeira mão o secretário.

Chaves explicou ainda, que o objetivo da prefeita Fernanda Sardanha, é atrair novos investimentos para o município, por isso é necessário, investir em ciência e tecnologia, investir em educação e incubadora tecnológicas, criando um ambiente atrativo para novas empresas. “Uma coisa é trazermos indústrias para o município, e outra é desenvolver centros de pesquisa de ponta, aproveitando esse celeiro de mão de obra, que pode contribuir muito nessa área”, explicou.

O secretário ainda relatou que o primeiro passo diante da nova pasta é fazer um levantamento gastronômico e de pontos importantes de todo município, buscando desenvolver o turismo rural que tem muito a ser explorado na região, e com esses dados em mãos, conseguir organizar um mapa turístico, e assim, levar São Mateus do Sul, para todo Paraná, e todo o país. Na entrevista, ainda foram destacados assuntos como a volta às aulas, a SIX e outros pontos, que podem ser acompanhados na Live, disponível no Facebook do Portal Cultura Sul FM e no canal do YouTube da Cultura Sul FM.

Da redação Cultura Sul FM

Últimas notícias