Padre Silvano é homenageado, nomeando a Rua do Mathe em São Mateus do Sul

 Padre Silvano é homenageado, nomeando a Rua do Mathe em São Mateus do Sul

A Lei municipal nº 2.988, de 22 de abril de 2021, nomina de “Rua do Mathe Pe. Silvano Surmacz” o espaço coberto localizado na Avenida Ozy Mendonça de Lima, entre as Ruas Paulino Vaz da Silva e Vinte e Um de Setembro, em São Mateus do Sul. Proposta foi aprovada pelos vereadores e agora, sancionada pela prefeita Fernanda Sardanha, presta homenagem ao sacerdote que faleceu, vítima de Covid-19, no mês de março deste ano.

Em São Mateus do Sul, padre Silvano se tornou muito próximo dos fiéis, criando vínculos de amizade que foram mantidos mesmo com sua transferência para a Catedral de União da Vitória. No campo religioso, além de reforma física da Paróquia São Mateus trabalhou em pastorais e no campo social, sobretudo da dignidade humana. Sempre teve uma postura de respeito diante de diferenças de pensamento e postura.

Seu jeito irreverente marcou história em São Mateus do Sul e região. O sacerdote faleceu após complicações da Covid-19 no dia 24 de março e foi sepultado em Rio Azul, sua terra natal. Na homenagem a Rua do Mathe traz junto de si o nome do padre imortalizando sua história e deixando o registro no município de Silvano Surmacz. Além disso representa o respeito são-mateuense pelo trabalho prestado por ele.

Da redação Cultura Sul FM com base na Lei sancionada e imagem reprodução de arquivo

Últimas notícias