Mais de 60 bebês realizaram hoje o teste da orelhinha no HMDPF

 Mais de 60 bebês realizaram hoje o teste da orelhinha no HMDPF

Imagem ilustrativa/internet

O Teste da Orelhinha, ou “exame de emissões otoacústicas evocadas”, é o método mais moderno para constatar problemas auditivos nos recém-nascidos. O teste é feito no município de São Mateus do Sul desde agosto de 2008, já atendendo mais de 6,300 crianças, nesse período. Nesta terça-feira (06/04), foram realizados 65 testes no Hospital e Maternidade Doutor Paulo Fortes.O exame consiste na produção de um estímulo sonoro e na captação do seu retorno por meio de uma delicada sonda introduzida na orelhinha do neném.

Por recomendação das fonoaudiólogas que realizam o procedimento, o exame deve ser realizado preferencialmente até um mês e meio de vida do bebê. É um exame rápido, seguro e indolor.Os nascidos no hospital saem com o agendamento do teste marcado com dia e horário certo. Já os bebês que por ventura tenham nascido em outra cidade, as mães devem procurar o hospital, que vai realizar o agendamento. A audição é um dos sentidos mais importantes para o desenvolvimento completo da criança.

É através da audição que se inicia o desenvolvimento da linguagem. Qualquer perda na capacidade auditiva, mesmo que pequena, impede a criança de receber adequadamente as informações sonoras essenciais para a fala. Para mais informações ligar no telefone (42) 3532-3777 (falar com Thais).

Da redação Cultura Sul FM, com informações do HMDPF.

Veja também