Imigrante polonês e comerciante regional recebe Menção Honrosa do deputado Bacil

 Imigrante polonês e comerciante regional recebe Menção Honrosa do deputado Bacil

Por meio do mandato de deputado estadual, Emerson Bacil tem defendido a região de São Mateus do Sul, a cultura, os valores e seus expoentes do desenvolvimento regional. Ladislau Dudziak é uma destas pessoas que tem sua história pessoal e familiar conectada com a região. Vindo da Polônia, o imigrante foi reconhecido pelo parlamentar com uma Menção Honrosa, entregue nesta quinta-feira (22/04), na residência do homenageado.

Ladislau, filho de Pedro e Vladislava, nasceu em 23 de dezembro de 1930 em Lublin, na Polônia. Veio para o Brasil em novembro de 1936 junto com seus pais, irmã Cristina e tio Stanislaw Dudziak. Na bagagem 1500 kg de ferramentas. O grupo desembarcou no Porto de Rio Grande, no Estado do Rio Grande do Sul, e seguiu para o município gaúcho de Santa Rosa.

No local eles dispunham de uma área com dez alqueires de terra, mas ‘deixariam para traz por não se acostumaram na região’. Ao passo que souberam da existência no Paraná de muitos imigrantes poloneses, principalmente na região de Ponta Grossa. Mudaram os Campos Gerais e, ali, nasceu outro irmão, o João. Depois o caçula, Dionísio, ambos pontagrossenses. Ali Ladislau aprendeu a falar o português, na escola.

Seu pai trabalhava na fábrica de cervejas Adriática, hoje Antártica. Em meados de 1938, a Vila Palmira estava em desenvolvimento e precisava de um ferreiro mecânico e a família mudou para o Distrito, onde ficaram até meados de 1950 quando um caminhão da prefeitura do São João do Triunfo precisou de reparos e Pedro com Ladislau consertaram. O prefeito gostando do serviço realizado no veículo e convidou-os para a cidade.

Na parte urbana de São João do Triunfo, montaram ferraria e uma oficina mecânica. Em 1956, Ladislau se casou com Genoveva Gadens e compraram uma Ford F1, iniciando no ramo comercial, comprando ferro velho, ovos, galinhas, pombos, ossos, crina de cavalo, mel e cereais em geral. Seguido da comprar de uma bomba de gasolina e posto de abastecimento. Em 1972 comprou o Posto Triângulo, em São Mateus do Sul.

Um outro fato curioso, da história do imigrante, é que seu segundo caminhão, um Ford F 600, foi comprado de Elias Bassil que era comerciante na Meia Lua e pai do saudoso Olisses Bacil. Além de ter conhecido o fotógrafo Felipe Bassil, no caso vindo da Síria e pai de Elias, avô de Olisses e bisavô de Emerson Bacil (na relação existente há quatro gerações) e que prestou a homenagem ao empreendedor Ladislau Dudziak.

O passo empresarial seguinte, já no ano de 1981, foi de criar a empresa Dudziak e Filhos. Toda esta história de empreendedorismo, pessoal e familiar, foi reconhecida pelo deputado Emerson Bacil que concedeu a Menção Honrosa paranaense, da Assembleia Legislativa do Paraná ao imigrante polonês. Ladislau Dudziak recebeu a homenagem na sua residência em São João do Triunfo, das mãos do parlamentar.

“Todos sabem da dedicação do seu Ladislau, desde a história do seu Pedro. É um exemplo de vida para os triunfenses e são-mateuenses. Disso a importância de usar o mandato para valorizar pessoas daqui. Da mesma forma, se utilizar das ferramentas disponíveis, e destes exemplos, para planejar e agir em prol do desenvolvimento regional. Fico feliz pela oportunidade de entregar esta Menção Honrosa ao seu Ladislau”, destacou Bacil.

 

Da redação Cultura Sul FM com informações e fotos da assessoria do deputado estadual Emerson Bacil.

Últimas notícias