Golpe do 0800: cidadão é vítima de estelionatários e quase perde R$ 4,5 mil

 Golpe do 0800: cidadão é vítima de estelionatários e quase perde R$ 4,5 mil

Na noite desta terça-feira (20/04), “por volta das 22h48”, conforme as informações da Polícia Militar (PM) de São Mateus do Sul repassadas para a imprensa, um homem foi até o destacamento para relatar tentativa de estelionato que sofreu. Ele recebeu uma ligação, no período da tarde, para entrar em contato com um número de 0800 visando o cancelamento de uma compra com seu cartão. Era um golpe.

Por volta das 15h, a vítima recebeu uma ligação no seu telefone fixo residencial citando a realização de uma compra com seu cartão de débito/crédito no valor de R$2.500,00 na loja Magazine Luiza de Goiânia/GO. Sendo orientado para entrar em contato com o Banco do Brasil, num número 0800 e de posse do protocolo do atendimento que recebeu, para buscar orientações sobre cancelamento da operação feita em seu nome.

Ainda, foi solicitado para ele desligar seu aparelho celular. A vítima ligou para o 0800 citado na ligação, que seria do Banco do Brasil, para fazer o cancelamento da compra. Na nova ligação ouviu uma voz feminina no atendimento e repassou o número do protocolo da conversa anterior. Para a atendente confirmou “endereço, CPF, número e senha do cartão”, segundo a PM. Sendo solicitado que levasse seu cartão até Goiânia.

Na impossibilidade da vítima se deslocar para o Estado de Goiás, a atendente informou o cancelamento do cartão e disse que mandaria um representante buscar o cartão no endereço dele. Nisso, mantendo o mesmo na ligação telefônica das 15h30 até próximo das 18h. “A mesma pediu que a vítima escrevesse uma carta, de próprio punho, contestando a compra e colocando o cartão junto em um envelope fechado”, relata a PM.

Um homem chegou na casa da vítima por volta das 17h. Ele tinha em torno de 1,80m, era magro, branco e com cabelos castanhos curtos. Teria mostrado um crachá “de longe pela fresta do portão”. Pegou o envelope, se dizendo representante da empresa, e se retirou. Enquanto isso, a atendente do 0800 manteve o cidadão na ligação por mais algum tempo, inclusive pedindo para avaliar o atendimento prestado.

Ao encerrar a ligação, a vítima consultou o aplicativo do banco do Brasil e percebeu que a senha não estava cancelada e que havia quatro débitos ‘aprovisionados’ num valor total de R$ 4.500,00. Foi quando percebeu que estava caindo num golpe. De imediato conseguiu o contato com o número real do Banco do Brasil e cancelou a transação, procurando a PM em seguida. Com o boletim registrado, o caso foi repassado para a Polícia Civil investigar.

Da redação Cultura Sul FM com informações da PM e imagem de arquivo

 

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