Frio e geada são esperados para na próxima semana

 Frio e geada são esperados para na próxima semana

Mínima deve chegar a 3˚ na quarta-feira dia 28/04. Foto: AEN

Os dados da estação meteorológicas, “Bambuco 01”, instalada em Canoinhas, é analisada diariamente pelo pesquisador do Grupo de Pesquisa em Energias Alternativas e Renováveis da Universidade do Contestado, (GPEAR-UnC), Luis Eduardo Palomino Bolívar, que é coordenador do curso de engenharia elétrica da Universidade do Contestado (UnC) – campus Canoinhas, segundo ele, os dados mostram dados meteorológicos parecidos, se comparada a mesma época do ano passado (2020). A um resfriamento na temperatura, chegando à máxima em 25° e a mínima em 9 °, para essa semana e iniciando a próxima semana com probabilidade de geada, nos dias 26,27 e 28 de abril.

Para a quarta-feira (28/04), a previsão é que a mínima chegue aos 3˚ e a máxima 20˚. Professor Bolívar disse que ao longo da estação as massas de ar de ar frio e seco com origem na Antártica avançam em direção ao Paraná, ocasionando a diminuição mais frequente nas temperaturas e a períodos mais frios, com formação de geadas nas regiões sudoeste, sul, centro sul e sul dos campos gerais e da região metropolitana de Curitiba. Além da ocorrência de noites e manhãs frias a estação registra a formação de nevoeiros, parte da climatologia do estado do Paraná.

Segundo Bolívar, as ondas de ar frio e seco se tornam mais frequentes e intensas no decorrer da estação e ocasionam declínios expressivos da temperatura do ar, levando às noites e manhãs frias e tardes quentes. As geadas e os nevoeiros são fenômenos típicos da estação, com intensidade e duração variáveis conforme o padrão climático predominante em cada região.

 

Da redação Cultura Sul FM com informações da estação meteorológicas, “Bambuco 01”, da UNC.

Últimas notícias