Emerson Bacil destaca anuncio de apoio financeiro estadual ao SAMU Regional

 Emerson Bacil destaca anuncio de apoio financeiro estadual ao SAMU Regional

Acompanhando a comitiva do secretário-chefe da Casa Civil, Guto Silva, em União da Vitória, o deputado estadual Emerson Bacil cita a importância de anuncio para aporte financeiro de custeio para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência (SAMU). A informação partiu do Governo Estadual que deve aplicar em torno de R$ 300 mil por mês neste setor que atua regionalmente.

De acordo com o anúncio feito nesta sexta-feira (23/04), o Governo de Carlos Massa Ratinho Junior vai antecipar a sua contrapartida e também a do Ministério da Saúde (sendo reembolsado posteriormente, quando os recursos vierem de Brasília para o Paraná). A agenda com autoridades da região, tendo a maioria dos prefeitos da Associação dos Municípios do Sul do Paraná (Amsulpar) foi na 6ª Regional de Saúde.

Deputado participou, com autoridades da região, da agenda de Guto Silva

“Importante confirmação do aporte de recursos feito pelo secretário Guto Silva. Tenho conversado com os prefeitos e ouvido os relatos da eficiência do SAMU, mas que precisa de ajuda financeira do Governo Ratinho Junior, pois o custo de operacionalização é alto e onera os municípios. São cerca de R$ 600 mil por mês o valor investido no serviço que atende os nove municípios da Amsulpar”, explica Emerson Bacil.

O deputado ressalta que o SAMU Regional opera desde o dia 4 de janeiro de 2021, tendo cinco ambulâncias de suporte básico (União da Vitória, Bituruna, São Mateus do Sul, General Carneiro e Cruz Machado) e outras duas de suporte avançado (Unidade de Terapia Intensiva – UTI Móvel), presentes nas bases de União da Vitória e São Mateus do Sul. Com equipes em cada unidade.

Agenda do deputado sobre SAMU, com Vinícius Augusto Filipak, em março de 2019

Os custos do serviço, que é terceirizado, são divididos proporcionalmente pelos municípios, conforme o número de habitante de cada cidade. “É um serviço importante que precisa estar em funcionamento e, este anúncio de recursos estaduais, ameniza as dificuldades das prefeituras. Disso o reconhecimento ao Governo Ratinho Junior, por esta sensibilidade e aporte do recurso para custeio”, finaliza o deputado Bacil.

Em março de 2019, Emerson Bacil esteve reunido com o superintendente de gestão de sistemas de saúde, Vinícius Augusto Filipak, para tratar da instalação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em São Mateus do Sul e região. Desde então acompanhou o trabalho seguinte, até a instalação. Agora defendendo aporte de recursos para o custeio, anunciado por Guto Silva.

Da redação com informações e fotos da assessoria do deputado

Últimas notícias