Dr.Vilson Galeazzi foi o entrevistado desta quinta-feira

 Dr.Vilson Galeazzi foi o entrevistado desta quinta-feira

Entrevista desta quinta-feira (01/04).

O Cultura Sul Notícias recebeu na manhã desta quinta-feira (01/04), o clínico geral, e diretor técnico do Hospital Maternidade Dr. Paulo Fortes (HMDPF), Vilson Galeazzi, que falou sobre os cuidados com a saúde no dia a dia, sobre a prevenção em relação a doenças, e ainda respondeu muitas dúvidas em relação a Covid-19, esclarecendo os ouvintes, que mandaram suas perguntas para o  WhatsApp da rádio Cultura.

O médico iniciou a sua fala sobre os cuidados com a saúde no dia a dia. Galeazzi explicou que é essencial o uso de máscara, uso do álcool em gel, cuidados básicos com a higiene, uma boa alimentação, uma dieta adequada, evitar aglomerações e procurar em caso de sintomas, atendimento médico. Já em relação aos cuidados preventivos buscando aumentar a imunidade, Galeazzi explicou que um estilo de vida mais saudável é essencial.

“Vemos hoje que os pacientes mais afetados são os com algum tipo de comorbidades, como hipertensão e diabetes, são pessoas com uma vida desregrada, tem que ter todo um cuidado e a alimentação é essencial nesse sentido, assim como o sono e atividades físicas”, relatou. Quando indagado sobre às vitaminas C e D, ele falou que são de exuma importância, e pode se dizer que o consumo dessas vitaminas, sim, ajudam a aumentar a imunidade.

Em resposta a porque os homens são os que menos vão ao médico, Dr. Vilson, explicou que essa tendência é antiga. “A mulher se cuida mais, cuida da família, e o homem não, ele acaba deixando passar os sintomas, sempre acha que vai passar e quando procura ajuda, seu estado geralmente já está mais agravado”, contou. Em relação ao tratamento precoce da Covid-19, ele disse que é a favor. “Eu tenho vários pacientes que fiz tratamento precoce e todos evoluíram muito bem”, disse.

Com a vinda do inverno, um ouvinte questionou como saber se é gripe ou coronavírus, e o médico respondeu. “Realmente os sintomas são muito parecidos, mas é preciso ficar atendo a todos os sintomas e a evolução do quadro do paciente, buscando auxilio de profissionais da saúde para saber realmente se é gripe ou Covid-19”. Galeazzi contou ainda, que existem estudos que apontam que muitas pessoas produzem um anticorpo contra o coronavírus e muitas não, isso responderia a morte de várias pessoas da mesma família e outras pessoas que não sentem “nada”.

O médico falou ainda, sobre o medo de muitos pacientes na intubação, sobre a falta de leitos, equipamentos, insumos e  sobre a exaustão dos profissionais da saúde. “A equipe está fazendo tudo que está ao alcance para desenvolver suas atividades da melhor maneira possível”, disse. Dr. Vilson deu sua opinião também sobre as testagens, uso de máscara, se funcionam, e sobre outros pontos importantes em relação a esse tema.

A entrevista completa com o clínico geral, e diretor técnico do Hospital Maternidade Dr. Paulo Fortes (HMDPF), Vilson Galeazzi, com mais dados e informações sobre o assunto é possível acompanhar na Live disponibilizada no Facebook do Portal Cultura Sul FM e no canal do YouTube do Portal Cultura Sul.

 

Da redação Cultura Sul FM

 

 

Últimas notícias