Dia Mundial do Livro: ler é mais importante do que nunca

 Dia Mundial do Livro: ler é mais importante do que nunca

O Dia Mundial do Livro foi criado pela Organização das Nações Unidas (UNESCO), para educação, ciência e cultura, em 1995. Desde então, ele vem sendo celebrado em todo o mundo no dia da morte de William Shakespeare e de Miguel de Cervantes, em 23 de abril. É um momento para celebrar a importância da leitura, fomentar o crescimento das crianças como leitores, assim como promover o amor pela literatura ao longo da vida.

Durante o último ano, com os períodos de confinamento fazendo com que às pessoas limitassem o seu tempo fora de casa, os livros provaram ser ferramentas poderosas para combater o isolamento, reforçar os laços entre as pessoas, expandir os horizontes, ao mesmo tempo em que estimulam nossa mente e nossa criatividade. Em alguns países, o número de livros lidos dobrou.

Em tempos de pandemia com as restrições impostas para sair de casa, existem outras possibilidades de conhecer lugares, culturas e histórias dos mais diferentes lugares do mundo, através da leitura. São Mateus do Sul, conta a Biblioteca Pública que está com atendimento diferenciado, seguindo as normas de restrições, mas continua realizando os empréstimos, ajudando muitos leitores a “viajarem” dentro de casa.

A responsável da Biblioteca Pública da cidade, Daniela Cristina Stalski Bieda, contou, que por enquanto, o atendimento está restrito, somente para empréstimos, seguindo os protocolos, usando máscara, além de usar álcool nas mãos ao entrar e sair da biblioteca. “Agora só pode vir emprestar, não podendo permanecer na biblioteca, evitando aglomerações, sempre entrando apenas três pessoas por vez”, explicou.

Daniela contou ainda que a partir dos 14 anos já é possível realizar o cadastro munido de um documento de identificação e um comprovante de residência e enfatizou que os empréstimos não ficam restritos apenas aos São-mateuenses, são estendidos a cidades vizinhas como São João do Triunfo, Antônio Olinto e outras.

Ao todo segundo ela, a biblioteca conta com aproximadamente 27 mil obras, entre livros, revistas e jornais. Para quem quiser fazer doações de livros, é só levar as obras até a biblioteca no horário de atendimento ou entrar em contato pelo telefone  39127053.

Utilidade Pública

Local: Biblioteca Municipal (sala na estação rodoviária)

Horário de atendimento: 8h00 as 12h00 e das 13h00 17h00

Atendimento de segunda à sexta-feira 

Da redação Portal Cultura Sul FM

Últimas notícias