Cultura Sul revive memória do saudoso Olisses Bacil e presta homenagens

 Cultura Sul revive memória do saudoso Olisses Bacil e presta homenagens

O dia 10 de abril é uma data que ficou marcada para a família e equipe da rádio Cultura Sul FM, pelo falecimento de Olisses Bacil no ano de 2018. Se passaram três anos, mas o legado e memória permanecem vivos em São João do Triunfo, São Mateus do Sul e região. Disso as homenagens prestadas neste sábado (10/04) e domingo (11/04) com um programa especial, dentro do horário que tradicionalmente ele ocupava e alegrava as manhãs dominicais.

Anastácia, Olisses, Élica e Emerson (da esquerda para a direita)

Das 8h às 10h, a emissora reproduz uma seleção dos melhores momentos do programa do Bacil, neste domingo (11/04). “É uma singela homenagem diante de toda a representatividade e importância do Olisses para nós da família, amigos e conhecidos”, explica diretora da Rádio Cultura Sul FM (e filha), Élica Bacil Barbisan. Neste sábado (10/04), o filho e deputado estadual Emerson Bacil prestou homenagens no Programa Show dos Bairros e redes sociais.

Páscoa de 2018, último encontro da família, com presença de Olisses, na comunidade de Meia Lua

Na sua trajetória política, em 1º de janeiro de 1993, Olisses Bacil assinou o livro de posse e se tornou o prefeito de São João do Triunfo. Chegando ao ponto mais alto em sua carreira política e firmando um legado. A vida pública estava lhe colocando como prefeito após eleito para vice-prefeito, ao lado do padrinho Elias Hauagge, falecido em acidente 15 dias antes de tomar posse.

Olisses teve sempre o apoio do pai, Elias Bassil – comerciante de origem síria e liderança da Meia Lua, onde cresceu, fez amizades, trabalhou na lavoura do fumo e constituiu família. Lá em 15 de novembro de 1982 recebeu 248 votos e foi eleito vereador aos 24 anos de vida. Casado com Anastácia Gielinski Bacil, desde 1979, e pai da pequena Élica, nascida em 1980. Emerson nasceu em 1983 e a família segue morando na Meia Lua.

Anastácia, Olisses, Emerson, Élica, e os netos: Arthur, Rafael e Laura (da esquerda para a direita)

Dona Anastácia professora, desde 1981, e agricultora e Olisses vereador, seguindo na lavoura, plantando fumo e fazendo pequenos comércios de produtos. Em 1988, é reeleito vereador sendo o mais votado. Ascensão para a presidência da Câmara e liderança sólida para candidatura a vice-prefeito, quatro anos depois. Mesmo assumindo como prefeito em 1993, Olisses segue na Meia Lua e muda para cidade somente no ano seguinte.

Sempre gostou de informação e rádio. Ao deixar a prefeitura em 1996, fez o sucessor por não ter reeleição e, quatro anos à frente, novamente se elegeu prefeito, no voto, ficando outros quatro anos na prefeitura. Sua marca de vida tem uma estreita relação com as pessoas. Antes mesmo de estar na política promoveu a visita do Papai Noel do Bacil, distribuindo presentes para as crianças. Algo que manteve por 35 anos e só parou, na sua partida deste mundo.

Anastácia, Nelize (nora), Élica, Lincoln (genro), Olisses, Emerson (da esquerda para a direita)

No rádio, teve oportunidade de usar os microfones. Depois, também colaborou na administração da Rádio Cultura Sul FM. Marcou época com o programa do Bacil, levando alegria, entretenimento e dialogando com as pessoas, pela emissora. “Neste domingo, precisamos transmitir uma seleção dos melhores momentos destes eventos dominicais que fizeram história. Serão lembranças agradáveis”, reforça a diretora.

“Nossa homenagem, da viúva Anastácia, dos filhos, nora, genro, netos e familiares, ao marido, pai, sogro, avô, irmão, tio e amigo. Cidadão triunfense, perante o qual temos o orgulho de dizer que sua história e legado estão vivos. E assim fica, para sempre, em nossa memória!”, menciona o vídeo de Emerson Bacil postado em homenagem ao pai. “Sou muito gratos por tudo que ele fez por nós e queremos manter este legado”, finaliza o filho.

Da redação Cultura Sul FM com fotos de arquivos da família

Veja também