Agricultura familiar conquista seu espaço com produtos orgânicos

 Agricultura familiar conquista seu espaço com produtos orgânicos

José e Jocimara Cuba no Cultura Sul Notícias

O Cultura Sul Notícias desta terça-feira (27/04), teve como entrevistados, um casal que trabalha há mais de 30 anos, com a agricultura familiar, além de apicultura. Os São-mateuenses, Jocimara Wrubleski Cuba e José Segan Cuba, são moradores da localidade do Arroio da Cruz e vieram ao programa contar como entraram para a agricultura familiar, o que estimulou o trabalho com hortaliças, sobre seus produtos orgânicos e outros pontos importantes sobre a agricultura familiar e a apicultura.

Jocimara contou que a sua creche foi um balaio, pois desde pequena ia com os pais na roça e com isso, acabou pegando gosto pela agricultura. “A gente vem de uma família que tem tradição e cultura na agricultura, como diz o ditado -desde que podia com as pernas a gente ia para a lavoura, e temos muito gosto em trabalhar com isso”, comentou.

Em relação ao estimulo para trabalhar com hortaliças, José disse que um dos principais motivos foi o retorno mais rápido da renda, já que plantar soja e milho é necessário esperar mais tempo, além de otimizar o desempenho da propriedade, que não é tão grande. Um dos diferenciais da propriedade deles também são os alimentos 100% orgânico.

“Eu vim de uma família que trabalhava com cereais, quando casei em 1999 conheci essa técnica onde é dispensado o uso de produtos químicos na produção, pois passa a ser feita através de insumos orgânicos vindos da própria natureza”, explicou Jocimara, que disse ainda, que é um diferencial, pois ajudam o meio ambiente e está proporcionando ao consumidor a oportunidade de se alimentar com saúde.

Eles relataram que é gratificante ver a alegria dos consumidores em adquirir seus produtos, além de saber da importância do trabalho da agricultura familiar não só em São Mateus do Sul, mas em todo o Brasil. Em relação a tecnologia, por ser uma propriedade pequena ela contou que ainda é pouca, o trabalho basicamente ainda é braçal, na enxada. “Muitas pessoas falam que é bom morar na roça porque da tudo, mas é preciso, plantar, cuidar, colher é um trabalho diário”, salientaram.

Outro fator importante e fundamental para a agricultura é o clima, Jocimara contou, que de acordo com as variedades das plantas, são definidas quais serão plantadas e com o desiquilíbrio do clima, vem muitos problemas, já que não é possível saber qual espécie é a melhor para ser plantada em cada estação. “É importante diversificar a propriedade para poder se manter, devido as intempéries do tempo, pois se algo não dá certo na propriedade, consegue se manter com outra”, explicou ela.

O casal ainda relatou algumas curiosidades sobre o mel, trazendo muito conhecimento para os ouvintes. A entrevista na integra está disponível em Live no Facebook do Portal Cultura Sul FM e no canal do YouTube da Cultura Sul, lembrando que existe um espaço para venda dos produtos orgânicos na cidade, que é a feira do produtor.

 

Da redação Cultura Sul FM

Últimas notícias