Secretária de saúde de Antônio Olinto traz informações atualizadas sobre a Covid-19 no município

 Secretária de saúde de Antônio Olinto traz informações atualizadas sobre a  Covid-19 no município

Entrevistada dessa quarta-feira, 24 de março é a secretária, de saúde de Antônio Olinto, Nelize Wrubleski.

Nessa quarta-feira, (24/03), a secretária de saúde do município de Antônio Olinto, Nelize Wrubleski, participou do Cultura Sul Notícias, trazendo novas informações relacionadas aos números da Covid-19, no município, sobre a descentralização da vacinação, trabalho do Samu no município e outros dados relevantes para todos os antoniolintense.

A secretária informou que os números do boletim epidemiológico, com informações atualizadas do município estão sendo feitos a cada 48 horas, sendo que as últimas informações mostraram que Antônio Olinto teve: 08 resultados negativos e 05 resultados positivos, sendo eles: uma mulher de 62 anos, da localidade da Sede e quadro homens com as idades de: 90 anos da comunidade da Sede, 49 anos de Cerro Lindo, 38 anos de Arroio da Cruz e 37 anos da Lagoa da Cruz.

“Temos hoje 12 pessoas no município com o vírus ativo. Pedimos que cada um faça a sua parte, pois só assim vamos conseguir evitar um caos ainda maior na saúde pública”. Buscando atender da melhor forma possível toda população, a secretária contou que o município organizou ainda na semana passada, dois leitos de retaguarda caso o paciente necessite, para aguardar uma vaga com supervisão de uma equipe técnica.

“Com essa preocupação, e sempre pensando positivo, para que nunca precisássemos usar esse espaço, buscamos nos precaver. Infelizmente no sábado, (20/03), já usamos esse espaço com um paciente que chegou com saturação baixa. Ele ficou em observação e foi transferido, assim que houve uma vaga no Hospital Maternidade Dr, Paulo Fortes, onde se encontra internado”, relatou a secretária.

Em relação a vacinação, Nelize contou que na segunda-feira, (22/03) à tarde foi disponibilizada uma remessa de vacinas que não estavam aguardando, sendo um lote bem significativo em relação ao número de vacinas que o município vinha recebendo, com isso, será possível concluir a vacinação de toda a faixa etária dos 75 a 79 anos, além de vacinar boa parte dos idosos de 70 à 74 anos. A secretária falou ainda sobre o cronograma de vacinação, que está disponível no banner abaixo,  e explicou que em virtude do recebimento das doses de vacina após o roteiro estabelecido pra vacinação na localidade de Lagoa, amanhã (25/03), a secretaria retornará com a vacinação para a faixa etária de 70 a 75 também às 8h30.

Cronograma de vacinação de pacientes 70 a 79 anos.

 

Nelize comentou ainda, sobre o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que teve início seus trabalhos em janeiro deste ano e salientou que esse serviço está disponível para a população usar em momentos de urgência e emergência médica, funcionando 24 horas por dia, todos os dias da semana. A ligação é gratuita e pode ser realizada por qualquer telefone fixo ou móvel.

A secretária relatou, que existem muitas informações falsas nas redes sociais, por isso, é importante que as pessoas prestem atenção nas informações dos meios de comunicação sérios, e nos canais de informação da prefeitura, onde os dados são colocados de forma clara e verídica. “Coloco a secretaria de saúde à disposição para esclarecer qualquer dúvida que possa vir a surgir aos munícipes, temos o telefone do plantão que é o (42) 988708555, ou podem nos procurar na secretaria, buscamos sempre esclarecer e ajudar a comunidade”, ressaltou.

A live da entrevista na integra está disponível no Facebook do Portal Cultura Sul.

 

 

Veja também