Quadro de saúde do padre Silvano Surmacz é estável, mas requer muitos cuidados

 Quadro de saúde do padre Silvano Surmacz é estável, mas requer muitos cuidados

Sacerdote em São Mateus do Sul, numa foto de 2013 junto de seu Opala

A diocese de União da Vitória divulgou na tarde desta quinta-feira (18/03) uma atualização sobre o estado de saúde do pároco da Catedral Sagrado Coração de Jesus, padre Silvano Surmacz. Ele esteve de quarentena em Rio Azul, onde foi visitar seu pai. Depois foi internado em União da Vitória com diagnóstico positivo de Covid-19 e seguiu para Unidade de Terapia Intensiva (UTI), nesta quarta-feira (17/03).

O sacerdote está internado no Hospital Angelina Caron, em Curitiba. Na tarde desta quinta-feira, conforme o comunicado: “o padre Silvano Surmacz encontra-se bem, com quadro estável. Apresenta melhoras. O estado de saúde dele requer muitos cuidados ainda, porém não está entubado, também sem previsão de alta médica, visto ainda caso seja necessário a utilização de oxigênio”.

Nesta quinta-feira (18/03), o pai de Silvano, Theodoro Surmacz, faleceu e foi sepultado em Rio Azul por complicações de saúde atribuídas à Covid-19. As informações são de que o sacerdote pode ter contraído o vírus na viagem até Rio Azul, onde teria apresentado os primeiros sintomas e ficado em quarentena. Uma piora no estado de saúde o trouxe para o Hospital APMI, de onde foi transferido para Curitiba.

A diocese promove correntes de oração pela recuperação da saúde do pároco da Catedral que é a Igreja sede da jurisdição religiosa que abrange, além de União da Vitória e municípios do entorno, também São Mateus do Sul, Antônio Olinto e São João do Triunfo. Ainda, Mallet, Rio Azul e Rebouças. Padre Silvano teve longas passagens como sacerdote das Paróquias de São Mateus do Sul e, antes disso, em Antônio Olinto.

Da redação Cultura Sul FM com informações da diocese e foto do padre Silvano, arquivo pessoal de 2013

Veja também