Pelo 2º ano, Semana Santa será celebrada com restrições

 Pelo 2º ano, Semana Santa será celebrada com restrições

Padre Sidnei nos estúdios do Cultura Sul Notícias

O Cultura Sul Notícias, iniciou a Semana Santa com a presença do padre Sidnei José Reitz, da paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, de São Mateus do Sul, sendo o entrevistado desta segunda-feira (29/03). Ele explicou que essa comemoração é uma tradição religiosa cristã que celebra a paixão, a morte e a ressurreição de Jesus Cristo, tendo início no Domingo de Ramos, relembrando a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém e termina com a ressurreição de Jesus, no domingo de Páscoa, que será comemorado neste ano no dia domingo (04/04).

O padre explicou sobre a celebração de Domingo de Ramos, que nesse ano foi diferente. “Fizemos uma espécie de delivery de ramos. Em vez das pessoas saírem de suas casas, buscando evitar aglomeramentos, nós fomos até as casas. Saímos com dois carros, e passamos nas ruas dando às bençãos, as pessoas saiam nas ruas, nas janelas, colocaram os ramos nos portões. Foi uma experiencia muito rica, é perceptível a alegria das pessoas em poder de alguma forma participar dessa importante celebração”, relatou.

Para a Semana Santa, padre Sidnei contou que neste ano muitos ritos não poderão ser feitos, e outros serão substituídos, buscando atender todas às medidas restritivas impostas pelos decretos. “Nossas celebrações sempre eram realizadas às 20 horas, mas respeitando o decreto foi mudada para às 18horas, sendo transmitidas via Facebook, muitos ritos não poderão acontecer como o do lava pés”. Outro ponto relatado foi sobre às confissões que serão realizadas na terça e sexta-feira, respectivamente desta semana.

O padre lembrou que também será realizada a benção dos alimentos, tradicional na comunidade Perpétuo Socorro. Em relação a perca do amigo, padre Silvano, padre Sidnei, comentou sobre a tristeza desse momento. “Ele era um irmão universal, onde estava gerava fraternidade, alegria. Uma presença muito querida, a presença dele era sempre a primeira a chegar e a última a sair. O Silvano teve seu modo único e com certeza hoje nos ilumina lá do céu”, disse.

Ele relatou ainda, que o tempo da páscoa é um momento rico. “A vacina está chegando, hoje vemos uma luz no fim do túnel, diferente do ano passado. A páscoa eu entendo que é um momento para que todos nós sejamos fortalecidos na nossa esperança, pois tem momentos na nossa vida que a única luz que permanecerá é a luz de Deus. Se eu deposito minha esperança e confiança em Deus ela permanecerá pra sempre pois Deus é eterno, é o autor da vida e na páscoa nos relembramos o que ele preparou pra nós e ele preparou a vida eterna, explicou padre Sidnei.

“Que todos os ouvintes façam um compromisso com o senhor de ser uma pessoa melhor essa semana, que ela seja diferente. Fazer morrer o que é mal e fazer reviver os valores positivos que o mundo tanto precisa. A páscoa nos dá essa oportunidade de buscar o melhor, ressuscitar é isso”, concluiu. A entrevista na integra está disponível no Facebook do Portal Cultura Sul e no canal do YouTube do Portal Cultura Sul.

Da redação Cultura Sul FM

Últimas notícias