Estudos sobre a Covid-19 com apoio do BRDE serão divulgados na semana que vem

 Estudos sobre a Covid-19 com apoio do BRDE serão divulgados na semana que vem

Os resultados preliminares de alguns estudos sobre a Covid-19 que tiveram apoio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) serão apresentados ao público em 30 de março, às 17 horas. Trata-se do trabalho de pesquisadores da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), que têm intensificado esforços para compreender melhor a doença, seus reflexos e encontrar soluções que auxiliem no combate.

O evento será transmitido pelo Youtube (AQUI). Serão divulgados os avanços no âmbito de quatro de 13 projetos apoiados por dois editais internos da banco – Apoio a pesquisas para enfrentamento da Covid-19 (01/2020) e Apoio complementar a pesquisas para enfrentamento da Covid-19 (03/2020).

“Temos muito orgulho de apoiar um projeto tão importante para a sociedade neste momento tão difícil e desconhecido. A ciência precisa avançar, e o BRDE torce pelo desenvolvimento do setor”, afirma o vice-presidente e diretor de Operações do BRDE, Wilson Bley.

Diretor do Instituto Cidades Inteligentes (iPUCPR), Eduardo Oliveira Agustinho afirma que as pesquisas reforçam o compromisso da universidade com a pesquisa científica, tão relevante para a sociedade no contexto global atual de pandemia.

“Os pesquisadores da PUCPR estão desenvolvendo diversas iniciativas de destaque voltadas a um maior entendimento do novo coronavírus, que está impactando todo o mundo há mais de um ano. São trabalhos inovadores, que buscam apontar um norte quando o assunto é o combate, a prevenção e tratamento da doença”, pontua.

PESQUISAS – O estudo “Estresse oxidativo na Covid-19”, coordenado por Ricardo Aurino de Pinho, tem como objetivo avaliar alterações moleculares relacionadas à inflamação, obesidade e ao estresse oxidativo causadas pela doença.

Já a pesquisa “Monitoramento remoto de pacientes com Covid-19”, com coordenação de Mauren Abreu de Souza, busca desenvolver um protótipo de dispositivo médico para monitoramento remoto e em tempo real dos sinais vitais de pacientes contaminados com o novo coronavírus.

Outro trabalho que será apresentado é “Utilização de um produto de terapia avançada no tratamento de pacientes com síndrome respiratória aguda grave decorrente do Sars-CoV-2”, coordenado por Paulo Roberto Slud Brofman, que avalia o potencial terapêutico das células-tronco mesenquimais (CTM) para tratamento dos pacientes com síndrome respiratória aguda grave decorrente do novo coronavírus.

“Educação e pobreza infantil na pandemia da Covid-19”, cuja coordenação ficou a cargo de Ana Maria Eyng, objetiva diagnosticar demandas e estratégias de garantia de direitos da infância em situação de pobreza durante a epidemia de Sars-CoV-2.

EVENTO – A live “A relevância da pesquisa paranaense para o enfrentamento da Covid-19” ocorre em 30 de março, a partir das 17 horas. Participam Waldemiro Gremski, reitor da PUCPR; Wilson Bley Lipski, vice-presidente de diretor de Operações do BRDE; e Luiz Márcio Spinosa, diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação Araucária. A moderação será de Paula Cristina Trevilatto, pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da PUCPR.

Para participar basta se inscrever em http://bit.ly/PesquisaCovidPUCPR. A transmissão poderá ser acompanhada em https://www.youtube.com/watch?v=qfqvrJfZrYo.

AEN

Veja também