Distribuição de kits de intubação e vacinas: 8º lote chega ao Paraná

 Distribuição de kits de intubação e vacinas: 8º lote chega ao Paraná

A Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) encaminhou nesta quinta-feira (18/03), para as 22 regionais, um novo lote de medicamentos que integram o chamado kit de intbação de Covid-19, destinados para 51 hospitais de todo o Paraná. São 76.310 unidades de medicamentos, dentre bloqueadores neuromusculares, sedativos e anestésicos, que foram encaminhados ao Estado pelo Ministério da Saúde.

Os kits de intubação serão enviados aos hospitais por suas regionais da Saúde. A Sesa encaminhou junto dos medicamentos uma nova remessa de 129.200 mil doses de vacinas contra a Covid-19. Do Governo Federal o Estado recebeu 258.400 imunizantes, encaminhando a metade e a outra parte em duas semanas para completar a 2ª dosagem, conforme esclarece a assessoria de comunicação.

Esta metade do 8º lote, repassado pelo Ministério da Saúde ao Paraná, são destinadas a dois grupos prioritários: 106.930 doses para idosos entre 75 e 79 anos, o que corresponderia a cerca de 47% do total dessa faixa de população no Estado, e mais 22.270 doses para profissionais da saúde. A remessa foi encaminhada pelo Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar) para as regionais.

O diretor-geral da Sesa, Nestor Werner Junior, ressalta que a expectativa é receber mais doses do Ministério da Saúde ainda em março e avançar para a vacinação dos idosos acima de 60 anos na sua totalidade já no mês de abril. “A gente está avançando no nosso plano de vacinação contra o Covid-19”, disse. Segundo ele, seguindo o Plano Nacional de Vacinação estabelecido pelo Governo Federal.

“Nossa meta é de vacinar todos os grupos prioritários até maio. Se for possível a gente vai tentar avançar essas doses com o Ministério da Saúde”, explicou. O intuito é alcançar o maior número de pessoas vacinadas e assim conter o avanço da infecção. A perspectiva é de no mês de abril atingir a totalidade das pessoas acima de 60 anos. Isso está atrelado à previsão do repasse de vacina pelo Governo Federal.

Da redação Cultura Sul FM com informações e foto da AEN

Últimas notícias