Denúncia: moradores da Vila Amaral colocam câmeras para registrar quem descarta lixo irregularmente

 Denúncia: moradores da Vila Amaral colocam câmeras para registrar quem descarta lixo irregularmente

Lixos estão sendo acumulados na Vila Amaral pelo descarte irregular (foto: enviada por WhatsApp)

Mais uma denúncia foi enviada para a Cultura Sul Notícias, desta vez solicitando ajuda para divulgar o descaso com o descarte irregular de lixo em terrenos baldios da Vila Amaral. Segundo o relato, um proprietário de lotes na localidade, chegou a fazer uma “barreira” de terra para que não entrassem nos terrenos realizar o descarte, mas mesmo assim, o acumulo continua apenas mudando de local.

Sem saber o que fazer para solucionar o problema, moradores  instalaram câmeras de monitoramento para saber quem está realizando esse descarte,  munidos com as imagens vão tomar às providencias cabíveis, já que essa ação, caracteriza crime ambiental e existem leis e regras para serem seguidas por todos, principalmente quanto traz prejuízos à coletividade.

O descarte irregular de resíduos deve ser denunciado direto a força verde, através do telefone (41) 3299-1350 ou pelo disque denúncia 181, segundo a secretaria de meio ambiente de São Mateus do Sul. Muitas atitudes simples, podem ajudar na manutenção da limpeza pública, e de terrenos, confira algumas dicas:

  • Não jogue lixo ou entulho nas vias públicas, córregos, lotes vagos, bueiros e encostas. Além de poluir a cidade, o lixo nas ruas entope as bocas de lobo e pode provocar enchentes.
  • Respeite os dias e horários de exposição do lixo para coleta. Evite deixar seu lixo na rua por mais tempo que o necessário.
  • Embale corretamente seu lixo em sacos resistentes, bem fechados e de tamanho adequado para evitar que eles se abram e espalhem o lixo nas vias públicas. Lixo não embalado, além de exalar mau cheiro, atrai animais que podem ser portadores de doenças.
  • Proteja o vidro e outros materiais perfurocortantes (estiletes, pregos, lâminas), com material resistente antes de colocá-lo no saco de lixo e pressione as tampas das latas para dentro. Esses materiais desprotegidos podem ferir quer for manusear o saco de lixo, mesmo que ele use as luvas protetoras.

 

Da redação do Portal Cultura Sul FM, com fotos encaminhada via WhatsApp por moradores da Vila Amaral

 

 

Últimas notícias