Centro da Juventude segue testando gratuitamente população para Covid-19

 Centro da Juventude segue testando gratuitamente população para Covid-19

Anunciada nesta terça-feira (30/03), a testagem sorológica (teste rápido) em massa segue nesta quarta-feira (31/03) e quinta-feira (01/04) no Centro da Juventude. Os exames são gratuitos, com resultado divulgado ao cidadão em menos de 20 minutos, e para pessoas que não apresentam sintomas do Coronavírus. Para estes a indicação é de procurar a Unidade Sentinela por atendimento específico para possível contágio de Covid-19.

“O intuito da testagem em massa é detectar precocemente os casos de pessoas assintomáticas, que são aquelas que testam positivo para o vírus, porém, não apresentam nenhum dos sintomas durante todo o período de desenvolvimento da doença”, informou a prefeitura. A solicitação é de que crianças e idosos não vão até o Centro da Juventude, somente pessoas sem sintomas da Covid-19, portando documento pessoal com foto (RG ou CNH).

“A testagem em massa é uma tentativa de bloquear a transmissão do novo Coronavírus, a partir do isolamento dos doentes. A testagem, permitirá também que a secretaria de Saúde possa trabalhar com dados mais concretos sobre o estado de saúde da população e assim adotar medidas mais intensivas quanto a prevenção e controle da doença”, reforça a gestão municipal. Nesta terça-feira 18 profissionais atuaram na realização dos testes rápidos.

Dentre eles, funcionários vinculados à secretaria de Saúde e voluntários: técnicos de enfermagem, técnicos de laboratório, fisioterapeutas, odontólogos, farmacêuticos e estagiárias do curso de Enfermagem do Centro Universitário Vale do Iguaçu (Uniguaçu). São 5 mil testes sorológicos adquiridos com doações da prefeita, vice-prefeito, secretários de São Mateus do Sul e instituições empresariais: ACIASMS, CDL, CODESAMAS e IG-Mathe.

O período da manhã é destinado para os empregados com carteira assinada do comércio local, das 7h às 12h, e à tarde, das 13h às 19h, para a comunidade em geral. Senhas são distribuídas para evitar aglomerações no Centro da Juventude, bem como repassadas orientações gerais. Caso o teste apresente resultado positivo cada pessoa é orientada em particular o passo seguinte que deve tomar. A prefeitura não divulgou o número de exames realizados no 1º dia.

Da redação Cultura Sul FM com informações da redação e prefeitura de São Mateus do Sul. Foto equipe da redação

Últimas notícias