Bacil traz informações importantes para São Mateus do Sul e região

 Bacil traz informações importantes para São Mateus do Sul e região

O Cultura Sul Notícias, recebeu nesta quinta-feira (25/03), em seu estúdio, o deputado estadual Emerson Bacil, para explanar sobre diversos assuntos de interesse dos são-mateuenses e de toda região. No início da sua fala, o deputado relembrou momentos ao lado do padre Silvano, e contou que o conheceu, quando ele trabalhou em São Mateus do Sul. “Ele batizou minha filha, um grande amigo, uma pessoa muito querida por todos. Jovem, tinha muito pra viver e levar a palavra de Deus. Fica as nossas condolências à família e amigos”, disse.

Entre os assuntos abordados, o deputado falou sobre o revalida, assunto de extrema importância, em especial nesse momento em que faltam profissionais da saúde para trabalhar na linha de frente contra a Covid-19. Bacil relatou que através do nosso gabinete online, recebeu o apelo de um médico paranaense, pós-graduado pela federal, que está no mais médico, e relatou a dificuldade em não poder trabalhar no Sistema Único de Saúde devida à burocracia. “Falta profissionais, principalmente no interior. O mais importante é o atendimento à população de  pequenos municípios, e com o revalida essa demanda poderá ser suprida”, explicou.

Ainda sobre saúde, Bacil falou sobre a vacinação para profissionais da segurança pública, “Isso é um apelo de vários deputados, inclusive meu. Muitos policiais estão afastados por estarem com o vírus, ou com suspeita de testarem positivo, isso acaba prejudicando todo o efetivo. Policiais militares, agentes funerários, professores e tantos outros, eu entendo que é extremamente importante e pertinente a sua vacinação”, comentou.

Em relação ao lockdown, o deputado disse que pessoalmente não concorda com nenhum fechamento, e entende não ser constitucional. “Muitos empresários estão sofrendo, não conseguindo pagar suas contas e funcionários, é um momento delicado”. Em relação a PR-364, que cria um novo acesso de ligação entre São Mateus do Sul e Irati, e um novo eixo entre as BRs 277 e Sul do Brasil, BRs 116 e 280, ele relata a importância dessa obra. “Essa rodovia já está 40% concluída, e vai trazer muita infraestrutura para toda região, essa obra traz esperança”, disse.

Bacil esclareceu ainda, que como deputado não tem o poder de trazer uma empresa para o município, mas tem como fomentar e mostrar que a região tem seus pontos positivos, suas qualidades, e com isso conseguir atrair investidores. “As pessoas só pensam nas empresas grandes, mas é importante lembrar das pequenas e de quem já está investindo aqui na nossa região”, esclareceu.

Outro ponto em destaque comentado na entrevista, foi a aprovação do projeto da criação da lei nº 20.283 em 2020, dia estadual de conscientização e valorização das trissomias cromossômicas.  A criação da lei foi baseada na história do são-mateuense Vicente, que veio ao mundo com a síndrome de Edwards, diagnosticada no cromossomo 18. A data estimula a criação de ações específicas destinadas a temática relacionada à anomalia genética.

A aquisição de equipamento novos para o hospital de São Mateus do Sul também foi lembrado. “Já está na conta o dinheiro para um arco cirúrgico, que faz mais de dez anos na expectativa de vir um novo, um ultrassom tipo dois, camas hospitalares para o parto humanizado e para a lavanderia, uma lavadora e a centrifuga”, informou. Falando da região o deputado falou da satisfação de representar oficialmente muitos municípios, assim como Paula Freitas, município que está recebendo a implantação de um ponto de atendimento do Detran.

Já sobre a cidade de Prudentópolis, o deputado falou da sua atuação em defesa dos pequenos produtores rurais, onde está buscando trabalhar para desenvolver cada vez mais ações voltadas à agricultura dos pequenos agricultores. E finalizando falou da satisfação e gratidão em receber a informação de um ranking que apresenta os deputados mais influentes e atuantes nas mídias em todo estado.

Dos 54 deputados do Paraná, Emerson Bacil, está na 6ª colocação, dos deputados mais influentes. “Essa é a confirmação do trabalho que estamos desenvolvendo, isso me da mais garantia, coragem e a certeza de que nós estamos trabalhando naquilo que a população esperava”, concluiu.

Da redação Portal Cultura Sul FM

Veja também