Alerta Amarelo: chuvas intensas devem atingir o Paraná

 Alerta Amarelo: chuvas intensas devem atingir o Paraná

Foi emitido um alerta pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), para essa quarta-feira (31/03), para algumas cidades do Paraná. O alerta mostra chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, e ventos intensos (40-60 km/h) devem acontecer em várias áreas do estado.

Segundo o informe, à baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas, mas fica o alerta em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda), e evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

A previsão é que em cidades do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, a chuva e ventos sejam mais fortes. As regiões que devem ficar em alerta são: área metropolitana de Curitiba, Vale do Itajaí, grande Florianópolis, litoral sul catarinense, litoral paranaense, litoral gaúcho e o litoral norte catarinense. Mais informações podem ser obtidas junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Furacão

Na costa sul do Brasil, uma área de baixa pressão atmosférica está atuando e indo em direção a costa da região sudeste, mas um detalhe peculiar está intrigando alguns meteorologistas: o movimento retrógrado voltando do mar para o continente. Os ciclones extras e subtropicais quase sempre se formam na costa brasileira em direção ao alto mar, mas esse em específico também se afasta da costa, porém deve se aproximar novamente após o dia 03 de abril, segundo alguns modelos meteorológicos, e esse retorno é característico de furacões.

Da redação Cultura Sul com informações do INMET

 

Últimas notícias