Agricultura: Soja ocupa um quarto do território estadual

 Agricultura: Soja ocupa um quarto do território estadual

Soja domina boa parte da lavoura paranaense. foto: ilustrativa/internet

O secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento do Paraná, Norberto Ortigara, explica que o Brasil já superou há anos a produção de soja dos Estados Unidos e é hoje o maior produtor mundial.  O Paraná se destaca no cenário nacional como o segundo estado com a maior produção.

No estado a soja, domina boa parte da lavoura e 36,8% de tudo que é exportado pelo Estado. Partindo de navios desde o Porto de Paranaguá, a soja paranaense chega a mais de 20 países da Ásia e da Europa, além do México, onde vivem 4,1 bilhões de pessoas, mais da metade da população mundial.

São 5,6 milhões de hectares de área plantada na safra 2020/2021 – ou 56 mil quilômetros quadrados, enquanto o Paraná tem um território de quase 200 mil quilômetros quadrados – e a estimativa de colher 20,4 milhões de toneladas do grão.

O cultivo do grão ganhou espaço nos anos 1970, substituindo o café na preferência dos produtores paranaenses, depois que a geada negra de 1975 destruiu o que era então a principal cultura do Estado.

 

Da redação Cultura Sul, com informações do governo do Paraná

 

Últimas notícias