São João do Triunfo: sua história, valores e atualidades

 São João do Triunfo: sua história, valores e atualidades

Foto: PMSJT/Divulgação

Maior produtor de fumo do Brasil. Uma fonte econômica certa em pequenas propriedades, apesar do árduo trabalho a desempenhar. O município historicamente tem relação com São Mateus do Sul, desmembrado de São João do Triunfo, e povoado a partir do Rio Iguaçu, Caminho das Tropas e rotas imigratórias para a região dos Campos Gerais e Sul do Paraná.

O inventário turístico de 2003 cita que as origens estão ligadas à navegação no Rio Iguaçu e rotas de imigração: polonesa, italiana, árabe e alemã. Somada aos tropeiros que viviam e transitavam pelo município, no Caminho das Tropas de Viamão/RS para Sorocaba/SP, indígenas e caboclos presentes na região. Isso a partir da metade do século XIX.

A história oficial coloca o ponto inicial em 1864, quando João Nunes de Souza, morador de São José dos Pinhais, veio morar na localidade com a família. Inicialmente chamada de Rio da Vargem, a localidade construiu uma capela, dedicada a São João Batista. Virou Freguesia de São João do Triunfo em 1871 e, desmembrado de Palmeira, município em 15 de fevereiro de 1890.

Na virada do século, ano 1900, eram 11.938 habitantes conforme o censo do período, vindo a 9.042 habitantes duas décadas depois e totalizando 10.850 cidadãos em 1950. A rota econômica era pela Vila Palmira e navegação pelo Rio Iguaçu até a construção da estrada de rodagem de Palmeira até São Mateus do Sul, PR-151, que muda o cenário de transportes.

A base da economia é a agricultura, tendo na fumicultura, iniciada por volta de 1960, seu motor econômico no meio rural, somada de outras culturas e da própria erva-mate em menor escala. A plantação de fumo faz de São João do Triunfo o maior produtor do Brasil na safra 2019/2020 ficando na casa de 20 mil toneladas produzidas por cerca de 2.350 famílias.

Aos visitantes, restrito ao período de pandemia da Covid-19, uma passada na Igreja Matriz São João Batista ou na Gruta dedicada à Nossa Senhora da Conceição é indispensável para o registro da selfie. Bem como belas cachoeiras e um cenário com bons quantitativos de área verde preservada. São João do Triunfo, município paranaense que faz 131 anos!

Da redação com informações Portal Cultura Sul FM e registros oficiais

Foto: PMSJT/Divulgação

Últimas notícias