Prefeita Fernanda faz balanço do seu primeiro mês de mandato

 Prefeita Fernanda faz balanço do seu primeiro mês de mandato

Prefeita Fernanda no estúdio da Cultura Sul FM

Nessa sexta-feira (12), o Cultura Sul Notícias recebeu nos seus estúdios a Prefeita Fernanda Sardanha, que fez um balanço sobre esse seu primeiro mês de mandato frente à prefeitura de São Mateus do Sul. Na conversa ela esclareceu pontos relacionados a educação, saúde, infraestrutura, turismo as dificuldades encontradas para legislar e colocar a Prefeitura em ordem, além dos desafios encontrados sendo a primeira mulher frente ao poder executivo da cidade.

Sardanha falou sobre esse período chuvoso do mês de janeiro, que acabou atrapalhando muitas obras, dificultando os trabalhos. “Temos um déficit de servidores muito grande, contamos com 11 caminhões e apenas quatro motoristas. Tivemos que abrir um novo processo licitatório, pois a gestão anterior cancelou todos os contratos que tínhamos com as empresas terceirizadas”, explicou.

Quando perguntada sobre sua relação com o legislativo, a Prefeita explicou que por já ter passado pelo legislativo, teve uma grande escola. “Eu vejo a importância da autonomia da decisão do legislativo. Caminharmos juntos, não é termos às mesmas opiniões e decisões, o contraditório desde que bem amparado legalmente e não se tornando um ato de defesas pessoais ou politiqueiros tem muito a contribuir”, disse.

Em relação a COVID19, a Prefeita falou que o município tem um comitê municipal que trata especificadamente sobre a vacina. “Eu achei que seria mais devagar, mas felizmente ela está acontecendo, e hoje deve chegar mais algumas vacinas no nosso município.  Tivemos denúncias com relação a vacinação, e tomamos medidas junto a procuradoria para tomar providencias com relação a isso”, contou.

Um ponto auto da entrevista foi o momento e que Sardanha foi questionada em relação se a gestão anterior se buscou complicar essa sua transição de mandato ou se é normal o que aconteceu em relação aos cancelamentos de contratos e não contratação de servidores. “Teve o processo de transição, onde comunicamos e solicitamos para que todas as atas e os processos licitatórios que são continuados ou de serviços essenciais fossem mantidos, mas aí vai do entendimento e da consciência de cada de entender do que é importante para a população”, ressaltou.

Fernanda falou dos desafios em estar à frente da prefeitura sendo a primeira mulher nesse cargo no município. “O desafio é muito maior, porque você precisa provar duas vezes a tua capacidade. A gente não sabe tudo eu não tenho todo o conhecimento, tenho muita humildade de reconhecer as dificuldades, desafios. As questões emocionais, psicológica, são muitas questões, muita cobrança, mas eu tenho resistência e tenho resiliência”.

A Prefeita disse ainda, que as mulheres devem buscar os seus espaços. “Não queremos ser a mais, mas queremos trabalhar de igual e poder ter esse reconhecimento”, finalizou. A entrevista completa é possível acompanhar na página do facebook da Cultura Sul FM.

Últimas notícias