Paraná recebe 13 pacientes com Covid-19 transferidos de Manaus

 Paraná recebe 13 pacientes com Covid-19 transferidos de Manaus

O Paraná recebeu 13 pacientes com Covid-19 vindos de Amazonas, Região Norte do País. O voo com os amazonenses foi operado pela Força Aérea Brasileira (FAB) e pousou às 21h25 no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Eles foram transferidos para tratamento no Hospital do Rocio, em Campo Largo, também na RMC.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, o Paraná disponibilizou 18 leitos para acolhimento dos pacientes do Amazonas e 13 foram transferidos. Todos foram classificados como de alto e médio risco. Os pacientes serão internados em leitos de enfermaria e só serão deslocados para Unidades de Terapia Intensiva (UTI) em caso de piora.

O governo paranaense se colocou à disposição para prestar assistência em saúde aos pacientes do Amazonas, que passa por dificuldades no enfrentamento ao coronavírus. A estratégia é para suprir a demanda gerada com o aumento de hospitalizações na rede pública de saúde daquele estado. Um novo voo está previsto para acontecer nesta segunda-feira, trazendo mais pacientes ao Paraná.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior afirmou que o Estado está preparado para receber esses pacientes para que o sistema de saúde do Amazonas possa ser normalizado. “Nos mobilizamos para ajudar com todas as condições que temos aqui. Com muito planejamento, aumentamos a oferta de leitos de enfermaria e UTI para o tratamento da Covid-19 no Paraná. A rede de saúde pública estadual é sólida e tem condições de receber os pacientes sem deixar de atender aos paranaenses”, afirmou.

O secretário de Saúde, Beto Preto, destacou que unir forças para dar suporte aos pacientes no Brasil demonstra a natureza do Sistema Único de Saúde (SUS). “Somos um único país e temos o maior sistema de saúde pública gratuita do mundo. Por isso, não há diferença se o paciente é daqui ou de outro estado, somos o SUS para toda a população”, explicou.

ESTRUTURA – 16 Ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) realizaram o transporte de pacientes até o Hospital do Rocio, sendo duas de suporte avançado. Foram mobilizados 50 profissionais da saúde, entre eles médicos, enfermeiros e técnicos para a recepção no Aeroporto Afonso Pena. O Governo do Estado recebeu apoio das prefeituras de São José dos Pinhais e Campo Largo, além de Curitiba, que atuou como parceira.

PARANÁ – Neste domingo, foram confirmados mais 1.899 novos casos e 17 mortes em decorrência da infecção causada pelo novo coronavírus. Os dados acumulados do monitoramento da Covid-19 mostram que o Paraná soma 545.184 casos confirmados e 9.953 mortos em decorrência da doença.

São 1.323 pacientes com diagnóstico confirmado de Covid-19 internados, sendo que 1.101 pacientes estão em leitos SUS (576 em UTI e 525 em enfermaria) e 222 em leitos da rede particular (94 em UTI e 128 em enfermaria).

AEN

Últimas notícias