Igreja se reinventa em meio a pandemia

 Igreja se reinventa em meio a pandemia

Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

O Padre Sidnei José Reitz, da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, esteve no Programa Cultura Sul Notícias, da manhã dessa segunda-feira (22/02), falando um pouco mais sobre a quaresma e as mudanças nas celebrações em meio a pandemia.

Segundo o Padre, a igreja se reinventou e se adaptou para conseguir dar sequência aos trabalhos nas comunidades. “Estamos vivendo o período da quaresma, mantendo as orientações, mantendo o distanciamento entre as pessoas de um metro e meio, além de orientar os fiéis a usar máscara e álcool em gel”, explicou.

Em relação a quaresma, Sidnei comentou sobre os exercícios da quaresma, que é um “evento”, da igreja que acontece nesse período que antecede a Páscoa.   “Agora na quaresma, estamos vivendo os exercícios de quaresma, como: Processão, caminhadas penitenciais às 6h00, da manhã, sempre respeitando as normas de distanciamento”, contou.

Na sexta-feira (19/02), o Padre contou que foi realizada a primeira caminhada, com saída às 6h00 da manhã em frente a igreja Perpétuo Socorro, sendo uma caminhada teste, para saber como aconteceria, já que existem regras e protocolos de segurança para serem seguidos. “Foi muito interessante, devido o distanciamento, o percurso ficou longo, mas com uma corneta conseguimos se fazer ouvir”, disse.

A caminhada é encerrada na igreja com a celebração de uma missa. “Toda sexta-feira, vamos realizar a caminhada. Em geral não excede o número de pessoas recomendadas, temos muitos participantes, mas não precisamos até então fazer nenhum tipo de restrição”, relatou Padre Sidnei.

As celebrações acontecem normalmente nos horários tradicionais, mas com um diferencial, às missas são transmitidas pelo facebook. “Essa é uma maneira das pessoas estarem sintonizadas e continuarem unidas, mesmo que não presencialmente”. Em relação a semana santa, novas informações devem ser repassadas pela diocese nos próximos dias.

Da redação do Portal Cultura Sul Fm

Últimas notícias