Caso de H1N2 é registrado em Rebouças e confirmado pelo Governo Estadual

 Caso de H1N2 é registrado em Rebouças e confirmado pelo Governo Estadual

A Secretaria da Saúde do Paraná (SESA) detectou um segundo caso de H1N2, subtipo inusitado do vírus Influenza A, no Estado. Desta vez no município de Rebouças – que fazer parte 4ª Regional de Saúde com sede Irati – numa menina de 4 anos, residente na zona rural. A primeira infectada foi no mês de abril, em Ibiporã, uma mulher de 22 anos, que se recuperou rapidamente.

A criança está bem e monitorada em casa. Seus pais a levaram para o Hospital Darcy Vargas, no dia 16 de novembro, com febre de 39ºC, dispneia, desconforto respiratório, coriza e dor de cabeça. Após a coleta de amostra o Laboratório Central do Estado (Lacen) detectou Influenza A e, em seguida, o Laboratório de Referência Nacional, da IOC-Fiocruz do Rio de Janeiro, confirmou o subtipo H1N2.

De acordo com a SESA, como a ocorrência é de notificação compulsória, o Ministério da Saúde irá comunicar à Organização Mundial da Saúde (OMS) e Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). Sendo feitas as ações de investigação e controle do caso. Para tanto investigando contatos da família da criança infectada.

Da redação com informações e imagem da SESA

Últimas notícias