Acadêmicos da UEPG realizam estudo sobre Coronavírus em São João do Triunfo

 Acadêmicos da UEPG realizam estudo sobre Coronavírus em São João do Triunfo

Foto: PMSJT/Divulgação

O município de São João do Triunfo está localizado no sudeste paranaense, na região dos Campos Gerais, sendo inserido na 3° Regional de Saúde, que por sua vez, faz parte da macrorregional Leste do Estado.  O município foi objeto de análise para uma investigação referente a conjuntura do novo coronavírus, desde o dia 01 de março até 15 de outubro.

No dia 16 de março de 2020, quando o Brasil registrava 234 casos confirmados de coronavírus, o país entrou em uma nova fase da estratégia de contenção da Covid-19. No dia 17 de março, o ministério da saúde é notificado da primeira morte causada pelo vírus no estado de São Paulo. Neste mesmo dia, a prefeitura de São João do Triunfo lança seu primeiro decreto de medidas temporárias e emergenciais de prevenção de contágio pelo covid-19, dentre estas medidas, as principais são: a suspensão das aulas em escolas e creches municipais a partir do dia 20 de março; suspensão de todos os eventos (públicos e particulares) com mais de 50 pessoas ,a partir do dia 17 de março; suspensão de todo e qualquer evento de natureza cultural ou esportivo promovido pela Secretaria Municipal da Educação, Cultura e Esporte. Em 20 de março, a prefeitura do município lança o Decreto N° 9.207/2020, suspendendo os atendimentos ao público nas repartições públicas municipais e outras atividades desenvolvidas fora desses recintos, os serviços de transporte coletivo, os eventos públicos ou particulares, de qualquer natureza, incluindo-se festas de aniversários, casamento dentre outros, bem como o fechamento do Parque da Gruta, suspende também o funcionamento de estabelecimentos como: casas de festa, academias, salões de beleza, lojas, restaurantes, bares, lanchonetes (estes podendo atuar como delivery) e o comércio ambulante, além de atividades de cunho religioso, os serviços essenciais como mercados e farmácias passa a limitar o número de pessoas em seus estabelecimentos, tal como distância mínima de 1 (um) metro entre os consumidores presentes nas filas. No Decreto N° 9220/2020, lançado no dia 01 de abril, é instituído o toque de recolher das 22h00 às 06h00 e a adoção de barreiras sanitárias nos acessos do Município, com a finalidade de manter um controle sanitário e orientação. No dia 16 de abril, é decretado o uso obrigatório de máscaras em todo o território municipal, a partir do dia 22 de abril. Atualmente várias atividades/serviços, tais como: academias, lojas, salões de beleza, restaurantes/lanchonetes/bares, missas/cultos, práticas de esporte coletivo em locais abertos e transporte coletivo, estão liberados no município, desde que cumpram as medidas de prevenção.

Desde a declaração de Pandemia de coronavírus pela Organização Mundial da Saúde no dia 11 de março de 2020, o município de São João do Triunfo registrou seu primeiro caso apenas 2 meses e 19 dias depois, sendo este, apresentado no dia 30 de maio, segundo dados da Secretaria de Saúde do Paraná, como pode-se observar no gráfico (figura 1). Após catalogar seu primeiro caso em maio, o município passou todo o mês de junho sem apresentar novos registros.


Figura 1. Gráfico mensal do coronavírus em São João do Triunfo. 2020

Em julho, 5 casos são manifestados pelo boletim estadual, sendo estes, nos dias 06, 09, 10, 16 e 31 respectivamente (figura 2).


Figura 2. Gráfico diário – julho – de coronavírus em São João do Triunfo. 2020.

No mês de agosto, a população Triunfense é surpreendida com 3 novos casos testados positivos no dia 05, um fato até então inusitado, a partir daí, novos 4 casos, em diferentes dias, somam-se aos anteriores, fechando o mês com 7 confirmados (figura 3).


Figura 3. Gráfico diário – agosto – do coronavírus em São João do Triunfo. 2020.

O pico do vírus no município ocorreu no mês de agosto, uma vez que setembro não contabilizou nenhum paciente, em outubro o município apresentou seu 14° caso confirmado no dia 11 (figura 1).

Nota-se que a Administração Pública Municipal adotou inúmeras medidas de prevenção de contágio pelo Covid-19, antes mesmo de registrar seu primeiro caso o que pode ter auxiliado na prevenção da doença.

Para uma melhor análise em relação aos dados obtidos na pesquisa, foi realizada uma comparação entre o município de São João do Triunfo e seus vizinhos, através do cálculo de taxa de incidência, este cálculo é feito mediante a divisão de casos confirmados em cada município pela sua população total, o resultado é multiplicado por 1000. Os resultados são mostrados no gráfico. (figura 4).


Figura 4. Gráfico de taxa de incidência em municípios próximos a São João do Triunfo. 2020.

O município de São João do Triunfo, com sua população em 15.241 habitantes, apresentou a taxa de incidência de 0,91%, ou seja, a cada 1.000 pessoas, apenas 0,91 contraíram o vírus. Ao analisar o gráfico, conclui-se que dentre seus municípios vizinhos, São João do Triunfo é o que continha a transmissão comunitária menos avançada, até o dia 15 de outubro.

Outro ponto que deve ser levado em consideração ao comparar os dados sobre a Covid-19 em São João do Triunfo e os municípios próximos, é a densidade demográfica destes, este cálculo é feito mediante a divisão da população total do município pela sua área total. (figura 5).


Figura 5. Gráfico de Densidade Demográfica de municípios próximos a São João do Triunfo. 2020.

Com exceção de Antônio Olinto e Fernandes Pinheiro, os municípios vizinhos ao objeto de estudo aqui apresentado, possuem uma densidade demográfica maior. Partindo desta análise, pode-se fazer referência a hipótese de que, nestas cidades, existe uma concentração maior de pessoas por km², por isso, apresentariam um maior número de casos. Lembrando que isto é apenas uma análise dedutiva complementar.

Segundo a Agência de Notícias do Paraná, o Estado apresentou no mês de agosto um índice de isolamento social entre 30% e 40%, fato este, que pode se somar as hipóteses de tal mês concentrar o pico da pandemia até então, visando que a partir da segunda semana de setembro (semana epidemiológica 37) o número de casos vem diminuindo.

Logo, pode-se concluir que os diversos decretos que foram estabelecidos pela Administração Pública do Município de São João do Triunfo, não esperando o aparecimento do primeiro caso para colocá-los em prática, pode ter sido crucial para evitar a circulação do vírus. A população foi orientada a se proteger diante da pandemia antes da chegada da doença na cidade, também pode-se associar o baixo contágio à densidade demográfica do município, que possivelmente dificultou a dispersão do vírus pela menor aglomeração de pessoas.

Cenário do novo Coronavírus (SARS-Cov-2) no município de São João do Triunfo/PR

Autores: Kosciuretsko, J. G. Acadêmico do curso de licenciatura em Geografia da UEPG.

Estaski, K. Acadêmica do curso de licenciatura em Geografia da UEPG.

Tison, T. Acadêmico do curso de licenciatura em Geografia da UEPG.

HORNES, K. L. Professora Doutora do Departamento de Geografia da UEPG.

Acadêmicos: João Guilherme Kosciuretsko, Karina Estaski, Thayla Scheiffer, Thiago Tison

REFÊRENCIAS

 Agência de Notícias do Paraná. Casos e mortes por Covid caem pela segunda semana consecutiva. 24 ago. 2020. Disponível em: <http://www.aen.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=108489&tit=Casos-e-mortes-por-Covid-caem-pela-segunda-semana-consecutiva.> Acesso em: 20 out. 2020.

IBGE.  IBGE Cidades. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pr/panorama.>

Secretaria da Saúde. Informe Epidemiológico – Coronavírus (COVID-19). Disponível em: < https://www.saude.pr.gov.br/Pagina/Coronavirus-COVID-19.>

Fundação abc. Sistema de Monitoramento Agrometeorológico Disponível em: <https://sma.fundacaoabc.org/monitoramento/grafico/diario.>

SUPERINTENDÊNCIA GERAL DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ENSINO SUPERIOR. Professor da UEPG pesquisa relação de clima com covid-19. Disponível em: <http://www.seti.pr.gov.br/Noticia/Professor-da-UEPG-pesquisa-relacao-do-clima-com-covid-19.> Acesso em: 19 out. 2020.

Prefeitura Municipal de São João do Triunfo. Últimas Notícias. Disponível em: <http://www.sjtriunfo.pr.gov.br//index.php?sessao=b054603368vfb0&id=1407322&id_secretaria=1180.>

Veja também