Acadêmicos da UEPG realizam estudo sobre casos confirmados e mortes por Covid-19 em Carambeí

 Acadêmicos da UEPG realizam estudo sobre casos confirmados e mortes por Covid-19 em Carambeí

Divulgação

Desde o início do surto de Covid-19 o cotidiano da população dos Campos Gerais tem sido afetado significativamente. O Governo do Estado do Paraná, junto a Secretaria Estadual da Saúde (SESA, 2020), tem divulgado no site oficial do Estado, todas as informações sobre o Coronavírus, bem como formas de transmissão, tratamento, diagnóstico, sintomas, além dos boletins, notícias, notas e materiais relativos ao assunto. A presente análise refere-se aos casos confirmados e de mortes por covid-19 na cidade de Carambeí durante o período de maio à 15 de setembro do ano de 2020. Segundo a SESA (2020), o primeiro registro confirmado no município de Carambeí ocorreu no dia 20 de maio e o segundo registro em 31 do mesmo mês.

Gráfico 1

Fonte: Secretaria Estadual de Saúde.
Organizado por: Meira; Martins; Medeiros; Sansana, 202

A partir do início de junho, os casos ocorreram esporadicamente com média mensal de 4 registros diários (3,5 especificamente). No entanto, no dia 25 deste mês (junho) foram contabilizados 14 casos confirmados. Isto levou a Prefeitura do município a tomar medidas mais rigorosas de controle assim inicia-se o processo de toque de recolher (G1 Campos Gerais e Sul, 2020). Destaca-se que o mês de junho  obteve o maior registro de óbitos para o período perfazendo um total de 6 mortes. (Figura 2):

Gráfico 2

Fonte: Secretaria Estadual de Saúde.
Organizado por: Meira; Martins; Medeiros; Sansana, 202

Aparentemente as medidas de controle realizadas pela Prefeitura podem ter contribuído para uma menor média mensal no mês de julho (gráfico 3) onde registrou-se o valor de 3,1 casos confirmados e 1 óbito (contra 6 do mês anterior – junho).

Gráfico 3

Fonte: Secretaria Estadual de Saúde.
Organizado por: Meira; Martins; Medeiros; Sansana, 2020

Em agosto foram registrados casos quase que diariamente com intervalo apenas nos dias 13,14 e 23. Os picos de agosto ocorreram com as confirmações dos dias 19 e 31 do mês, com número de 10 e 11 casos consecutivamente. No total, foram 81 acometidos. Este número pode estar relacionado a diversos elementos que deverão ser averiguados, o afrouxamento das medidas de prevenção, as variações climáticas e a maior quantidade de testagem podem ter contribuído para este aumento.

Gráfico 4

Fonte: Secretaria Estadual de Saúde.
Organizado por: Meira; Martins; Medeiros; Sansana, 2020

Diante da grande propagação do vírus no município, a prefeitura de Carambeí retorna com a medida do toque de recolher no início de setembro. As análises realizadas até a primeira quinzena de setembro de 2020 aferem 70 casos confirmados no período de 14 dias deste mês demonstrando uma subida rápida para o município.

Gráfico 5

Fonte: Secretaria Estadual de Saúde.
Organizado por: Meira; Martins; Medeiros; Sansana, 2020

Até o presente momento destaca-se que Carambeí registrou seu primeiro acometido +85 dias após o primeiro caso de Coronavírus no Brasil em 26 de fevereiro. Os meses de agosto e setembro apresentaram uma evolução na quantidade de casos. O mês de junho expôs o maior número de óbitos para o período averiguado. Assim indica-se que a população continue com as medidas de distanciamento e higienização, pois as mesmas também auxiliam na minimização do contágio de outras doenças.

Autores:

MEIRA, A. P. G. Acadêmica do curso de Licenciatura em Geografia da UEPG.

 MARTINS, A. C. Acadêmica do curso de Licenciatura em Geografia da UEPG.

MEDEIROS, J. M. de M Acadêmica do curso de Licenciatura em Geografia da UEPG.

SANSANA, M. H. Acadêmica do curso de Licenciatura em Geografia da UEPG.

HORNES, K. L. Professora Doutora do Departamento de Geografia da UEPG.

Referências:

G1 CAMPOS GERAIS E SUL – RPC. Coronavírus: Carambeí terá toque de recolher diário a partir de quinta-feira (9). Postado em: 09 set. 2020. Disponível em: < https://g1.globo.com/pr/campos-gerais-sul/noticia/2020/07/09/coronavirus-carambei-tera-toque-de-recolher-diario-a-partir-de-quinta-feira-9.ghtml>. Acesso em: 16 set. 2020.

G1 CAMPOS GERAIS E SUL – RPC. Prefeitura de Carambeí decreta toque de recolher das 23h às 6h aos finais de semana. Postado em: 25 jun. 2020. Disponível em: <https://g1.globo.com/pr/campos-gerais-sul/noticia/2020/06/25/prefeitura-de-carambei-decreta-toque-de-recolher-das-23h-as-6h-aos-finais-de-semana.ghtml>. Acesso em: 16 set. 2020.

SESA. Secretaria de Estado da Saúde. Governo do Estado do Paraná. Secretaria da Saúde – SESA. Boletim: Informe Epidemiológico Coronavírus (COVDI-19). Disponível em: <https://www.saude.pr.gov.br/Pagina/Coronavirus-COVID-19>.  Acesso em: 23 set. 2020.

Últimas notícias