Frio intenso deve atingir vários estados do Brasil neste fim de semana

 Frio intenso deve atingir vários estados do Brasil neste fim de semana

AEN

Uma onda de frio intenso começa a atingir vários estados do Brasil a partir de hoje (20) e, até sábado (22), os dias serão bastante frios em parte do centro-sul. 

De acordo com a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), as condições climáticas atípicas vão provocar quedas acentuadas de temperatura nos estados do Sul do país, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, sul de Goiás, Rondônia, Acre e centro-sul do Amazonas, além dos estados de São Paulo, sul de Minas Gerais e do Rio de Janeiro.

A intensa massa de ar frio de origem polar deve provocar temperaturas mínimas muito baixas, inclusive com possibilidade de valores inferiores a O°C em parte do Sul do Brasil. Em áreas de Mato Grosso, por exemplo, a temperatura deverá ter um decréscimo em torno de 10°C entre as noites de hoje e de amanhã.

Haverá ainda condições favoráveis para formação de geadas amplas, tempestades e vendavais. “Além disso, com a umidade remanescente e o frio intenso, há também possibilidade de queda de neve nas regiões serranas do Rio Grande do Sul, no oeste, sul, meio-oeste e planalto norte de Santa Catarina, bem como em áreas do sul e sudoeste do Paraná, entre o fim de tarde e noite de quinta-feira (20), na sexta-feira (21) e no sábado (22)”, explicou o Inmet.

O Simepar prevê chuva até sexta, mas partir de tarde desta quinta (20), as temperaturas devem despencar no Paraná. As máximas previstas para hoje fica em torno de 15ºC nas diversas regiões, exceto o Norte do Estado.

A forte massa de ar frio que se desloca pelo Sul do Brasil avança e, no sábado poderemos ter temperatura negativa em nossa região. Amanhã, são esperados registros de temperaturas de 2ºC a 3ºC na faixa Centro-Sul e Sudoeste. No domingo ainda deve fazer frio, mas as temperaturas começam a subir.

Últimas notícias